Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29305
Tipo: TCC
Título: A produção acadêmica sobre cooperação internacional para o acesso a tecnologia e conhecimento no século XXI: uma revisão sistemática de literatura comparativa entre o período das ODM e ODS
Autor(es): Carneiro, Raphael Maciel.
Primeiro Orientador: Gonçalves, Pascoal Teófilo Carvalho
Primeiro Coorientador: Farias, Samuel André Spellmann Cavalcanti de
Resumo: O presente trabalho explora a transição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na produção acadêmica relacionada à cooperação internacional para difusão de tecnologia e conhecimento. A pesquisa se concentra no ODS 17.6, que visa melhorar a cooperação internacional para acesso a tecnologias e conhecimentos, entre os anos 2000 e 2022. Assim, a metodologia empregada é a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) baseada no protocolo PRISMA, com ênfase na inclusão de artigos relacionados à cooperação para difusão de tecnologia e conhecimento da base de dados Scopus. Baseado nisto, a pesquisa possui como seu objetivo principal comparar a produção acadêmica sobre cooperação internacional e acesso a tecnologia e conhecimento entre os períodos de 2000-2014 e 2015-2022. Esta análise foi feita por meio da utilização de ferramentas digitais e softwares, como o Google Sheets e Vosviewer, para facilitar a leitura e visualização dos dados quantitativos. Por fim, o estudo é dividido em cinco partes: introdução, história e conceitualização sobre cooperação para o desenvolvimento internacional, metodologia, apresentação e análise de dados, e conclusão. A conclusão desta pesquisa é que há mudanças na produção acadêmica relacionada ao tema abordado entre os períodos, mas não necessariamente está diretamente relacionado somente com o surgimento das ODS.
Abstract: The present study explores the transition from the Millennium Development Goals (MDGs) to the Sustainable Development Goals (SDGs) in academic research related to international cooperation for the dissemination of technology and knowledge. The research focuses on SDG 17.6, which aims to enhance international cooperation for technology and knowledge access, spanning from the years 2000 to 2022. Thus, the methodology employed is the Systematic Literature Review (SLR) based on the PRISMA protocol, with an emphasis on including articles related to cooperation for technology and knowledge dissemination from the Scopus database. Based on this, the main objective of the research is to compare academic production concerning international cooperation and technology and knowledge access between the periods of 2000-2014 and 2015-2022. This analysis was conducted using digital tools and software such as Google Sheets and Vosviewer to facilitate the reading and visualization of quantitative data. Lastly, the study is divided into five parts: introduction, objectives, history and conceptualization of International Development Cooperation, presentation and analysis of data, and conclusion. This research concludes that there are changes in academic production related to the topic addressed between periods, but it is not necessarily directly related only to the emergence of SDGs.
Palavras-chave: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
PRISMA
Cooperação internacional
Difusão de tecnologia e conhecimento
Acesso à tecnologia e conhecimento
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29305
Data do documento: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMC22122023.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons