Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2932
metadata.dc.type: TCC
Title: A ludicidade no ensino de língua portuguesa: não é brincar de lecionar e sim lecionar brincando
metadata.dc.creator: Torres, Eva Cristina Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Walkíria Pinto de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho expõe novas possibilidades com relação à metodologia lúdica para o ensino da língua portuguesa. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmira de Novais, na cidade de João Pessoa-PB, em uma sala de aula do 1o ano do ensino fundamental, durante um estágio que ocorreu no período de abril a dezembro de 2012. Pretendeu-se mostrar que a ludicidade, ou seja, as atividades aplicadas através de jogos, brinquedos e brincadeiras, quando realizadas de forma planejada e consciente, podem motivar e facilitar a aprendizagem das crianças acerca dos conteúdos estabelecidos em currículos. Aspira-se ainda, apontar a importância dos jogos, dos brinquedos, e das brincadeiras para o desenvolvimento das habilidades emocionais, sociais, culturais, motoras e cognitivas das crianças. A finalidade foi desenvolver nas crianças aprendizagens, habilidades de leitura e de escrita de forma divertida. A metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação, de campo, bibliográfica com observação participativa e de cunho qualitativo. Desenvolveu-se durante a pesquisa, dois instrumentos de avaliação para o auxílio da análise do aprendizado e avaliação dos resultados: “diários de bordo” e uma “lista de checagem” a partir de nove atividades aplicadas em sala. Foi possível observar a participação lúdica, o envolvimento, o interesse e principalmente uma aprendizagem significativa em oito das nove atividades aplicadas. Das dezenove crianças que frequentavam a sala de aula dezoito foram alfabetizadas, configurando o ato de ler e escrever, a partir de atividades lúdicas, um possível instrumento de aprendizagem dos conteúdos com resultados significativos. As crianças compreenderam o conteúdo aplicado em sala de aula relacionando com suas vivências.
Abstract: This work aims to evidence our opinion related to the ludic methodology on the portuguese language learning. Our research was prepared in Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmira de Novais, during an internship in 2012, based on a elementary school class. Through our experience, we would like to show that, ludicity, representend by learning activities, such as games, toys and well structured educational plays, can motivate, facilitate and favor children learning process. We would also like to show the importance of educational plays and toys for the development of emotional, social, cultural, motor and cognitive skills on children. Our objective was to develop reading and writing skills in a funny way, considering that, reading, writing and previous knowledge are essential conditions. Our research was essentially practice, with participative observation and qualitative nature based on studies of Wallon, Ausubel e Gardner. In order to perform the data analysis, we chose nine activities, which will be presented through a logbook, besides that, we‟ve elaborated another tool – a check list to help us on this work analisys. The research result was positive, the objectives were achieved, because among the nine activities, in eight of them, was possible to observe participation, involvement, motivation, joy, focus and especially a significant learning, where children absorbed the material by making references to their own life experiences. Eighteen from nineteen children reached literacy level. Making the reading and writing act during that year, a success.
Keywords: Lúdico - jogos e brincadeiras
Leitura
Escrita
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2932
Issue Date: 20-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ECGT17092014pdf1,44 MBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.