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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29346
Tipo: | Dissertação |
Título: | Trilhando o abandono: discutindo sobre o processo de degradação urbana nos espaços da estação nova de Campina Grande-PB |
Autor(es): | Carvalho, Gabriel Lincoln Lopes |
Primeiro Orientador: | Silveira, José Augusto Ribeiro da |
Resumo: | Para comemorar o cinquentenário da chegada do trem à cidade de Campina Grande-PB e atender às demandas do setor ferroviário, em 1957, iniciou a construção de sua segunda estação ferroviária, a "Estação Nova", da Rede Ferroviária do Nordeste, que contava com prédios, galpões de apoio e uma maior área de manobra. Após o apogeu ferroviário, houve uma somatória de processos e contextos negativos para as ferrovias que influenciaram em um gradativo declínio até a desativação. Seguindo o que ocorria no cenário nacional, Campina Grande desativou o transporte de passageiros na década de 1980; a Estação Velha foi tombada pela IPHAEP e hoje é utilizada como Museu do Algodão e tem sua estrutura física mantida, por outro lado, a Estação Nova não foi valorizada como patrimônio; foi esquecida pelo poder público e órgãos patrimoniais, sendo vítima do abandono material e de sentido, resultando em seu pátio ferroviário e prédios em estado de ruínas e deterioração, servindo atualmente como cenário de patologias sociais, teve também suas esquadrias surripiadas, prédios destelhados e acúmulo de lixos residuais. O objetivo principal deste trabalho foi realizar um estudo de caso nos espaços da Estação Nova de Campina Grande buscando analisar as causas e consequências do abandono em relação aos aspectos históricos, políticos, patrimoniais, de infraestrutura e sociais que transformaram o pátio ferroviário. Foi utilizado o método cartográfico, aliado à análise documental e revisão bibliográfica para seu desenvolvimento. Como resultados alcançados, foi construído um retrato dinâmico sobre o processo de transformação do pátio ferroviário, mediante análises históricas, patrimoniais, do ambiente construído e da sintaxe espacial. Foi gerada uma metodologia de análise para avaliar o abandono e no estudo de caso foi traçada a cronologia dos acontecimentos e os principais motivos que ocasionaram a desativação e fomentaram o estado atual de abandono e degradação. Esta pesquisa também desenvolveu uma análise aprofundada de equipamentos ferroviários correlatos, com a caracterização de exemplares nacionais e internacionais importantes e que tiveram períodos conflituosos/desativações. Com esta análise foi possível compreender correlações e processos que fizeram com que muitos equipamentos ferroviários estejam abandonados, e outros se reergueram com novos usos, o que complementou o estudo de estratégias e potenciais de reaproveitamento dos espaços da estação de Campina Grande desenvolvido. |
Abstract: | To commemorate the fiftieth anniversary of the arrival of the train to the city of Campina Grande-PB and to meet the demands of the railway sector, in 1957, construction began on its second railway station, "Estação Nova", of the Rede Ferroviária do Nordeste, which had buildings, support sheds and a larger maneuvering area. After the railway heyday, there was a sum of processes and negative contexts for the railways that influenced a gradual decline until deactivation. Following what happened on the national scene, Campina Grande deactivated passenger transport in the 1980s; the Old Station was listed by IPHAEP and today it is used as a Cotton Museum and its physical structure has been maintained, on the other hand, the New Station was not valued as a heritage; was forgotten by the government and heritage agencies, being a victim of material and sense abandonment, resulting in its railway yard and buildings in a state of ruins and deterioration, currently serving as a scenario of social pathologies, also had its frames pilfered, buildings roofed off and accumulation of residual waste. The main objective of this work was to carry out a case study in the spaces of Estação Nova de Campina Grande, seeking to analyze the causes and consequences of abandonment in relation to the historical, political, patrimonial, infrastructure and social aspects that transformed the rail yard. The cartographic method was used, combined with document analysis and bibliographical review, for its development. As results achieved, a dynamic portrait of the process of transformation of the railway yard was built, through historical, patrimonial, built environment and spatial syntax analyses. An analysis methodology was generated to evaluate the abandonment and in the case study the chronology of the events and the main reasons that caused the deactivation and fomented the current state of abandonment and degradation were traced. This research also developed an in-depth analysis of related railway equipment, with the characterization of important national and international examples that had conflicting periods/deactivations. With this analysis, it was possible to understand correlations and processes that caused many railway equipment to be abandoned, and others to be rebuilt with new uses, which complemented the study of strategies and potential for reuse of the spaces of the Campina Grande station developed. |
Palavras-chave: | Arquitetura e urbanismo Patrimônio ferroviário Estação ferroviária Memória Degradação urbana Abandono Memória Railway heritage Abandonment Railway station Memory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Arquitetura e Urbanismo |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29346 |
Data do documento: | 29-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
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