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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29347
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise da sustentabilidade urbana por intermédio do estudo das condições de acessibilidade e mobilidade no corredor da Avenida Dom Pedro II, João Pessoa-PB |
Autor(es): | Oliveira, Juliana Xavier Andrade de |
Primeiro Orientador: | Silveira, José Augusto Ribeiro da |
Resumo: | O aumento da população urbana, as extensões territoriais das cidades e o crescimento da motorização privada, são fatores fundamentais para se pensar a situação da mobilidade urbana (in)sustentável nas cidades. Considerando esse cenário e verificando que no setor Sul-Sudeste, da cidade de João Pessoa-PB, ocorre um padrão de ocupação e crescimento horizontal que se distancia cada vez mais do centro da cidade, interferindo assim no transporte urbano local, procurou-se compreender o grau de sustentabilidade do sistema. Neste norte, esta pesquisa visa, avaliar as condições de mobilidade e acessibilidade ao longo do eixo do corredor da Avenida Dom Pedro II, espaços de ocupação e uso do solo na sua área de influência direta (500 metros) e bairros adjacentes, por intermédio da aplicação de indicadores de mobilidade urbana sustentável (IMUS). Como resultado do IMUS no objeto de estudo, têm-se um valor global de 0,564, considerado um valor intermediário para a mobilidade sustentável. No entanto, o cálculo do índice aponta caminhos para a melhoria da mobilidade, pois permite uma percepção rápida dos pontos avaliados, de forma positiva ou negativa. Destaca-se a necessidade de intervenção para melhoria dos indicadores: Fragmentação Urbana; Densidade Populacional Urbana; Estacionamento para Bicicletas e o domínio Sistemas de Transporte Urbano como um todo. Além disso, o histórico de crescimento da cidade aponta que foram realizados estudos (PAITT, TRANSCOL e PDU) e esforços para melhorar a mobilidade urbana e principalmente os sistemas de transporte público no setor estudado. Porém, este ainda aparece como o ponto mais crítico. |
Abstract: | The increase in the urban population, the territorial extensions of cities, and the growth of private motorization are crucial factors for understanding the situation of (un)sustainable urban mobility in the cities. Given growing urbanization, high levels of individual motorization, and the dispersed cities. And the identified pattern regarding occupation and horizontal growth in the South-Southeast sector of João Pessoa, progressively taking distance from the city center and interfering with local urban transport. This research aims to evaluate the mobility and accessibility conditions along the axis of the corridor of Dom Pedro II Avenue, including the space of occupation and the land use in its area of direct influence (500 meters), and adjoining neighborhoods, through the application of the sustainable urban mobility indicators (SUMI). As the results revealed by the SUMI for the analyzed sample, there is a global value of 0,564, considered an intermediate value for sustainable mobility. However, the index calculation shows pathways to improve mobility since it allows an efficient perception of the evaluated factors, positively or negatively. It also highlights the need for intervention to improve the indicators of Urban Fragmentation; Urban density; Bicycle parking, and Urban Transport Systems domain as a whole. In addition, the city's growing report indicates that studies have been carried out (PAITT, TRANSCOL and PDU), and efforts were made to improve urban mobility, especially regarding the public transport system in the analyzed sample. However, this still seems to be the most critical issue. |
Palavras-chave: | Planejamento urbano Crescimento urbano Mobilidade urbana IMUS-Indicadores de mobilidade urbana sustentável Sustentabilidade Corredor da Av. Dom Pedro II Corridor of Dom Pedro II Avenue Urban growth pattern Indicators SUMI Sustainability |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Arquitetura e Urbanismo |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29347 |
Data do documento: | 11-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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