Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Ivonete Lopes-
dc.date.accessioned2024-01-30T14:22:04Z-
dc.date.available2024-01-22-
dc.date.available2024-01-30T14:22:04Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29372-
dc.description.abstractThe present work deals with the Pedagogy of Alternation, a theoretical-methodological proposal of the National Program for Education in Agrarian Reform (PRONERA), undertaken in the Pedagogy course offered by the Federal University of Paraíba, in a specific PRONERA class. The research aims to: Explain the repercussion of the Pedagogy of Alternation of the degree course in Pedagogy/PRONERA/UFPB, in the quilombola community of Mituaçu (Conde-PB). This research unfolds into the following specific objectives: Contextualize Alternation Pedagogy and PRONERA, pointing out its origin, specificities and contributions to the training of rural educators; identify the challenges and difficulties of alternating in the Pedagogy/PRONERA/UFPB course; identify the incidence and repercussion of alternation training in the community and in the lives of student(s) graduating from the course. Studying Alternation Pedagogy in PRONERA and its repercussions on the quilombola community involves the repercussions of alternation training on the community and on the lives of students graduating from the course. For theoretical foundation, we sought the studies of: Caldart (2004); Arroyo (2007); Gimonet (1998); Nosella (2012); Correia (2011). This is Field Research, of the case study type, with a qualitative approach. The research subjects showed that, throughout the periods, connection with identity was possible, as the course progressed, greater integration into the community was achieved. These results confirm that the Pedagogy of Alternation had an impact and/or impact on the community, contributing to the improvement of education in the quilombo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-01-30T14:22:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ILB22012024.pdf: 533779 bytes, checksum: b190a191128a9394df5952d0dd795c56 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-30T14:22:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ILB22012024.pdf: 533779 bytes, checksum: b190a191128a9394df5952d0dd795c56 (MD5) Previous issue date: 2023-11-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPRONERApt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectComunidade quilombola - Mituaçupt_BR
dc.titleA Pedagogia da alternância na licenciatura em Pedagogia/PRONERA/UFPB: contribuições à comunidade camponesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Ana Célia Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho trata da Pedagogia da Alternância, proposta teórico-metodológica do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), assumido no curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal da Paraíba, em turma específica do PRONERA. A pesquisa tem como objetivo: Explicitar a repercussão da Pedagogia da Alternância do curso de licenciatura em Pedagogia/PRONERA/UFPB, na comunidade quilombola de Mituaçu (Conde-PB). Esta pesquisa desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: Contextualizar a Pedagogia da Alternância e o PRONERA, apontando sua origem, especificidades e contribuições à formação do(a) educador(a) do campo; identificar os desafios e dificuldades da alternância no curso de Pedagogia/PRONERA/UFPB; identificar a incidência e repercussão da formação por alternância na comunidade e na vida do(s) estudante(s) egresso(s) do curso. Estudar a Pedagogia da Alternância no PRONERA e suas repercussões na comunidade quilombola envolve a repercussão da formação por alternância na comunidade e na vida dos estudantes egressos do curso. Para fundamentação teórica, buscou-se os estudos de: Caldart (2004); Arroyo (2007); Gimonet (1998); Nosella (2012); Correia (2011). Trata-se de uma Pesquisa de Campo, do tipo estudo de caso, numa abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa evidenciaram que, ao longo dos períodos, foi possível a conexão com a identidade, à medida que avançava o curso, foi dada uma maior inserção na comunidade. Tais resultados confirmam que a Pedagogia da Alternância repercutiu e/ou incidiu na comunidade, colaborando com a melhoria da educação no quilombo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ILB22012024.pdf521,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons