Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29377
Tipo: | Dissertação |
Título: | Artes cênicas e a aprendizagem bilíngue: uma proposta para educandos dos sextos anos do ensino fundamental II |
Autor(es): | Fischer, Ismália Sales |
Primeiro Orientador: | Schulze, Guilherme Barbosa |
Resumo: | Esta pesquisa abre espaços dialógicos entre os campos das artes cênicas e da aprendizagem da língua inglesa. Desenvolveu-se com duas turmas de sextos anos do fundamental II, na escola municipal de ensino bilíngue e integral, D. José Maria Pires, localizada no bairro dos Novais, em João Pessoa, Paraíba. O objetivo geral desse trabalho concentrou-se em: desenvolver um material didático interdisciplinar para o ensino do Teatro/Dança e do Inglês. Dentro do universo artístico, são propostos os jogos teatrais e exercícios de investigação de movimentos, que desenvolvem não somente a linguagem falada, mas também a corporal ou gestual. Promovendo, em consequência, a criatividade e a abertura à experimentação e à desinibição. Esse material didático pretende incentivar o estudante a aprender uma segunda língua de forma gradual, relacionando o conhecimento aprendido em teatro/dança com outras disciplinas. Assim, a presente dissertação buscou contribuir com a efetivação de uma escola pública bilíngue, fortalecendo a adoção do conhecimento artístico, não apenas como um meio para a aprendizagem de um idioma estrangeiro, mas como forma de valorização artística em contribuição com o ensino-aprendizagem e seus conteúdos específicos. |
Abstract: | This research fosters dialogic intersections between the realms of performing arts and English language learning. The study was conducted with two sixth-grade classes at the D. José Maria Pires Municipal Bilingual and Comprehensive School, situated in the Novais neighborhood of João Pessoa, Paraíba. The primary goal of this work focused on the development of interdisciplinary educational materials for the instruction of Theater/Dance and English. Within the scope of artistic exploration, theater games and movement investigation exercises were proposed to develop not just spoken language, but also body or gestural language, thereby fostering creativity and encouraging openness to experimentation and uninhibited expression. This curriculum seeks to gradually stimulate students to learn a second language by connecting the knowledge acquired in theater/dance to other disciplines. Consequently, this dissertation aims to contribute to the realization of a bilingual public school, strengthening the adoption of artistic knowledge not merely as a tool for foreign language learning, but also as a means of valuing artistic expression in alignment with teaching-learning practices and their specific content areas. |
Palavras-chave: | Artes Cênicas - Teatro Educação bilíngue Jogos cênicos Ensino do teatro - Dança Performing arts Bilingual education Scenic games |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Programa: | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29377 |
Data do documento: | 28-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IsmaliaSalesFischer_Dissert.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons