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metadata.dc.type: TCC
Title: O incentivo à leitura literária na formação de leitores: proposta de um projeto de leitura
metadata.dc.creator: Tavares, Shirley Patricia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Maria de Fátima Benício de
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia tem por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de literatura em sala de aula, que se distancia de métodos tradicionalistas e visa formar leitores, além de mostrar os resultados obtidos no processo de aplicação de tal proposta, com o intuito suscitar reflexões e discussões acerca dos métodos de ensino dos textos literários na escola hoje, explicitando que tais métodos não têm surtido efeitos significativos e precisam ser repensados. O presente trabalho visa ainda analisar a produção textual dos alunos (assim como outros materiais coletados), com a intenção de investigar quais os impactos das atividades desenvolvidas em sua visão como leitores, pois acreditamos que a forma como se é trabalhada a obra literária na escola interfere no despertar do interesse dos alunos por estas leituras. O interesse pela realização deste trabalho partiu da participação como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID – Subprojeto Letras/Língua Portuguesa), em que foi possível percebermos um déficit no incentivo à leitura literária na escola e, dessa forma, elaborar um projeto de leitura, do qual selecionamos o corpus a ser analisado nesta monografia. Consideramos de suma relevância gerar discussões a respeito do incentivo à leitura literária em sala de aula, pois trata-se de um tema extremamente importante e atual na nossa sociedade. Sendo assim, acreditamos que este trabalho seja de grande importância, tendo em vista que exporemos um trabalho com leitura bem sucedido e, além de apresentarmos os resultados e as conclusões, ainda analisaremos os efeitos que tal trabalho com leitura pode suscitar na formação leitora dos alunos. Para o aporte teórico, selecionamos os seguintes autores: Andreatta (2014), Barbosa (2014), Bloom (2001), Certeau (1998), Chartier (1998), Cosson (2012), Freire (1989), Lajolo (2000, 2005), Llosa (2004), Magnani (1989), Martins (2012), Segabinazi (2014), Soares (1999), Todorov (2009) e Zilberman (1991, 1996), cujas concepções de leitura (literária ou não) são vistas sempre como práticas sociais. Nesta monografia, discutiremos como tem sido o trabalho com o texto literário na escola e como os teóricos e os documentos oficiais recomendam tal trabalho. Dessa forma, apresentaremos uma proposta para o trabalho com leitura, seguindo essa nova perspectiva recomendada e analisaremos os seus resultados, com o intuito de comprovar os efeitos positivos desta nova perspectiva teórica no que se refere à leitura.
Abstract: Not available.
Keywords: Incentivo à leitura
Formação de leitores
Literatura e escola
Leitura literária
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2940
Issue Date: 21-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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