Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2943
Tipo: TCC
Título: O ensino de pontuação nos guias de estudo do projovem urbano
Autor(es): Barbosa, Widmark da Silva
Primeiro Orientador: Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral discutir sobre o ensino da pontuação na língua portuguesa, especificamente, nos Guias de Estudo do Projovem Urbano, programa que visa possibilitar a conclusão do Ensino Fundamental, Qualificação Profissional e Participação Cidadã em 18 meses a jovens de 18 a 29 anos. Nossa intenção é responder ao seguinte questionamento: há ou não uma perspectiva discursiva no ensino de pontuação nesse material didático? Esse trabalho se justifica, portanto, pela necessidade de uma melhor reflexão sobre o ensino e melhor entendimento da pontuação e seu ensino. O corpus é composto por seis volumes dos Guias de Estudo utilizados no Projovem Urbano. Para fundamentarmos o trabalho em tela, nos apoiamos principalmente nos estudos de Dahlet (2002; 2006), dentre outros. Como resultado, constatamos que, apesar de presente em mais da metade dos guias, a pontuação não é apresentada de maneira a evidenciar seus efeitos no texto e no leitor, e sim semelhante à maneira mais tradicional de ensino, pautada somente na prescrição e muito longe de reflexões em que a pontuação é vista em seus aspectos enunciativos e discursivos. Isso aponta para a necessidade de melhoramento do material didático em questão, para melhor paramentar não só os professores do programa, mas, principalmente, os estudantes.
Abstract: Not available.
Palavras-chave: Pontuação
Ensino da língua materna
Guia de estudo do projovem urbano
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2943
Data do documento: 11-Nov-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WSB11122015.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons