Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29435
Tipo: | TCC |
Título: | As relações entre teoria musical e prática instrumental no contexto da Banda Marcial Machado de Assis, em João Pessoa/PB. |
Título(s) alternativo(s): | The relations between music theory and instrumental practice in the context of the Machado de Assis Martial Band, in João Pessoa/PB. |
Autor(es): | Oliveira, Ana Karolyna Nascimento |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Fábio Henrique Gomes |
Resumo: | Este trabalho discute as relações entre teoria musical e prática instrumental no contexto da Banda Marcial Machado de Assis, em João Pessoa/PB. O trabalho tem como base uma pesquisa desenvolvida entre agosto de 2022 e maio de 2023, com o objetivo de compreender como as aulas de teoria musical são articuladas ao ensino instrumental no projeto da Banda Marcial Machado de Assis. A metodologia utilizada para obtenção dos resultados deste estudo foi uma pesquisa de campo no contexto da banda, fundamentalmente composta por entrevista com o maestro da banda e questionário aplicado aos alunos, além de pesquisa bibliográfica no campo da educação musical. Os principais resultados da pesquisa apontam que as relações entre teoria musical e prática instrumental no contexto da Banda destacam percepções e posicionamentos que colocam tal relação com foco na dimensão prática. Os estudantes percebem essa relação como algo importante, mas não demonstram interesse pelas atividades de teoria no dia a dia da banda, algo também percebido pelo maestro. O maestro também percebe esse posicionamento e reforça que os objetivos da Banda transcendem a formação técnica ou teórica, com foco nas dimensões sociais e na manutenção e motivação dos estudantes em se manter no grupo e nas práticas musicais. |
Abstract: | This paper discusses the relationship between musical theory and instrumental practice in the context of Banda Marcial Machado de Assis, in João Pessoa/PB. The work is based on research carried out between August 2022 and May 2023, with the aim of understanding how music theory classes are articulated with instrumental teaching in the Banda Marcial Machado de Assis project. The methodology used to obtain the results of this study was a field research in the context of the band, fundamentally composed of an interview with the conductor of the band and classes applied to the students, in addition to bibliographical research in the field of music education. The main results of the research point out that the relationship between musical theory and instrumental practice in the context of the Band stand out and positions that maintain this relationship with a focus on the practical dimension. The students perceived this relationship as something important, but they did not show interest in theory activities in the band's day-to-day, something also perceived by the conductor. The maestro also perceives this position and reinforces that the Band's objectives transcend technical or theoretical training, focusing on social dimensions and the maintenance and motivation of students to remain in the group and in musical practices. |
Palavras-chave: | Música (Licenciatura) - TCC Teoria musical Bandas de música - Contexto educativo Banda Marcial Machado de Assis Instrumentos - Teoria e prática |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29435 |
Data do documento: | 17-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AKNO24112023.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons