Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29436
Tipo: TCC
Título: Desafios da gestão democrática na escola: estudo de caso na Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador José Sarney (Cacimba de Dentro - PB)
Autor(es): Sousa, Dalvaneide Confessor de
Primeiro Orientador: Oliveira, Roberto Veras de
Resumo: O tema proposto para este trabalho refere-se a um estudo sobre a Gestão Democrática Escolar e os desafios pertinentes a este modelo de gestão, constituindo-se, sobretudo, em um modelo que busca a participação coletiva. De maneira particular, o projeto de pesquisa que fundamentou a construção deste artigo evocou ao estudo da Gestão Democrática no Ensino Fundamental enquanto atribuição do Poder Público Municipal e tendo como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996), onde a mesma abre a possibilidade para a participação da comunidade na gestão escolar. O presente trabalho se constitui em um levantamento conceitual da temática acima descrita, com base no processo de democratização da escola no Brasil, na identificação dos desafios encontrados no âmbito da Gestão Escolar Democrática, através da percepção de que há iniciativas no sentido de ampliar os processos da Gestão Democrática. A partir de um estudo de caso, na Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador José Sarney, Cacimba de Dentro – PB, o presente estudo considera o ponto de vista dos diversos segmentos da comunidade escolar, observando se o esforço de democratização da gestão escolar, os desafios, limites e contradições desse processo.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Gestão escolar
Ensino fundamental
Democracia
Gestão pública - desafios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29436
Data do documento: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Araruna

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCS17012024.pdf217,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons