Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29453
Tipo: TCC
Título: O ensino do canto para pessoas com TEA : compreendendo o processo de ensino e aprendizagem.
Título(s) alternativo(s): Teaching singing to people with ASD: understanding the teaching and learning process.
Autor(es): Silva, Franciele Galdino da
Primeiro Orientador: Marinho, Vanildo Mousinho
Resumo: Esse trabalho tem como foco principal debater acerca do ensino e aprendizagem de canto para uma aluna com TEA, procurando compreender como acontece esse processo. Para entendermos mais sobre esse assunto, trouxemos como questão norteadora o seguinte problema de pesquisa: Como é desenvolvido o ensino e aprendizagem do canto para pessoas com TEA? Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo geral: Compreender como é desenvolvido o ensino e aprendizagem do canto para uma aluna com TEA. Com base em entrevistas semiestruturadas e observações, a pesquisa de cunho qualitativo buscou identificar, descrever e analisar alguns pontos dos inúmeros aspectos presentes nas aulas de canto para uma aluna com TEA. Nessa perspectiva, alcançamos alguns resultados significativos para área do ensino do canto para pessoas com TEA, tais como: os desafios enfrentados pela professora, a sua concepção sobre aulas de canto para uma aluna com TEA, os recursos e atividades que a professora utilizou para realização das aulas, entre outros. O ensino do canto para pessoas com TEA é um contexto desafiador que necessita atenção e aprofundamento. As reflexões e opiniões adquiridas através dessa pesquisa, sem dúvidas, trazem contribuição para esse campo, mas tendo consciência que é apenas um recorte de um imenso cenário que exige mais atenção e preparo por parte dos professores.
Abstract: The main aim of this paper is to discuss the teaching and learning of singing for a student with Autism Spectrum Disorder (ASD), seeking to understand how this process unfolds. In order to understand more about this subject, we formulated the following guiding research question: How is the teaching and learning of singing developed for individuals with ASD? Thus, the major goal of this research was to comprehend how the teaching and learning of singing are carried out for a student with ASD. Through semi-structured interviews and observations, this qualitative research aimed to identify, describe and analyse various aspects present in singing lessons for a student with ASD. In this perspective, we have reached some significant results for the field of singing education for individuals with ASD, such as the challenges faced by the teacher, her conception of singing lessons for a student with ASD, and the resources and activities she employed during the lessons, among others. Teaching singing to individuals with ASD is a challenging context that requires attention and further exploration. The reflections and insights gained through this research undeniably contribute to this field, recognizing that it represents just a small part of a vast scenario that demands more attention and preparation from teachers.
Palavras-chave: Música (Licenciatura) - TCC
Canto - Ensino-aprendizagem
TEA - Transtorno do Espectro Autista
Ensino de canto - TEA
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Musical
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29453
Data do documento: 17-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FGS24112023.pdf490,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons