Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29472
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino de música do Projeto X em uma penitenciária de segurança máxima do município de João Pessoa - PB. |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of music by Project X in a maximum security penitentiary in the municipality of João Pessoa - PB. |
Autor(es): | Lima, Gilson Machado |
Primeiro Orientador: | Nóbrega, Ariana Perazzo da |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender, de forma geral, como a prática pedagógica do professor é realizada nas aulas de música em um sistema penitenciário de segurança máxima na cidade de João Pessoa-Paraíba. O estudo é conduzido sob a abordagem qualitativa, onde foi realizado um estudo de caso, envolvendo uma entrevista semiestruturada com o professor do Projeto selecionado. O estudo aborda diversos aspectos, como o desenvolvimento das aulas de música no Projeto, os desafios enfrentados pelo professor em um ambiente penitenciário, questões relacionadas à ressocialização no Brasil, superlotação nas prisões e a infraestrutura nas instituições penitenciárias. A escassez de artigos específicos sobre o ensino de música como ferramenta de ressocialização em um sistema de segurança máxima é destacado. O resultado da pesquisa aponta para os diversos benefícios do ensino da música nesse contexto específico. Entre esses benefícios, destacam se a promoção do desenvolvimento cognitivo e emocional dos reeducandos, a melhoria na autoestima e expressão pessoal, além da possibilidade de proporcionar uma forma construtiva de ocupação do tempo e uma alternativa positiva para lidar com o estresse e a tensão característicos do ambiente prisional. Este estudo se posiciona como um recurso significativo na promoção da conscientização sobre a importância da ressocialização e busca proporcionar uma compreensão mais profunda das questões que envolvem a reintegração de indivíduos em cumprimento de pena. Além disso, este trabalho poderá contribuir efetivamente com diálogos e reflexões em uma visão mais holística sobre o tema. |
Abstract: | The present work aims to understand, in general, how the teacher's pedagogical practice is carried out in music classes in a maximum security penitentiary system in the city of João Pessoa-Paraíba. The study is conducted using a qualitative case study approach, involving a semi-structured interview with the teacher of the selected project. The study addresses several aspects, such as the development of music classes in the project, the challenges faced by the teacher in a penitentiary environment, issues related to resocialization in Brazil, overcrowding in prisons and the infrastructure in penitentiary institutions. The scarcity of specific articles on teaching music as a resocialization tool in a maximum security system is highlighted. The research results point to the various benefits of teaching music in this specific context. Among these benefits, we highlight the promotion of the cognitive and emotional development of re educated students, the improvement in self-esteem and personal expression, in addition to the possibility of providing a constructive way of using time and a positive alternative to dealing with the characteristic stress and tension of the prison environment. This study positions itself as a significant resource in promoting awareness of the importance of resocialization and seeks to provide a deeper understanding of the issues surrounding the reintegration of individuals serving sentences. Furthermore, this work can effectively contribute to dialogues and reflections on a more holistic view of the topic. |
Palavras-chave: | Música (Licenciatura) - TCC Educação musical Música - Ensino - Sistema penitenciário Ensino de música - Ressocialização |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29472 |
Data do documento: | 17-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GML29112023.pdf | 457,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons