Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2948
metadata.dc.type: TCC
Title: Relato das vivências como pibidiana em uma escola pública de João Pessoa
metadata.dc.creator: Maria, Arismar Lourenço de
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Maria de Fátima Benício de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar um relato das experiências como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Subprojeto Letras-Português. Surgiu da necessidade de registrar e documentar as principais atividades desenvolvidas no período letivo entre os anos de 2014 e 2015, sobretudo aquelas relacionadas à elaboração do Simulado ENEM 2015, tal como às orientações sobre o processo de correção das redações; a atuação das Coordenadoras, da Supervisora da Escola, assim como dos bolsistas, pela importância do Programa na formação do futuro docente. Pretendemos, ainda, fazer reflexões sobre os impactos dessas experiências no Subprojeto para a nossa formação inicial como futuros professores de Língua Portuguesa. Para isso, contamos com o aparato teórico de autores como Antunes (2003/2010), Geraldi, Possenti e Brito (1999), Franchi (2006), Marcuschi (2008), entre outros, tal como as OCEMs/PB (2007), a LDB (1996), os PCNs (1998/2000), a PNAD (2014) e o Caderno I de Formação de Professores do Ensino Médio – Etapa II (SEB 2014). Vimos, no decorrer de nossa trajetória formativa, o impacto positivo do Projeto ao provocar mudanças significativas em nossa postura profissional em período de iniciação docente, bem como na Escola, lugar de nossa atuação.
Abstract: Cette étude vise à présenter un compte rendu de l'expérience en tant que membre du Programme Institutionnel à l'Initiation d'enseignement - PIBID/Sous-projet Lettres Portugais. Née de la nécessité d'enregistrer et de documenter les activités principales développées pendant l'années scolaires 2014 et 2015, en particulier ceux liés à la préparation de Simulé ENEM 2015 et les orientations sur le processus de correction des rédactions; la performance des coordonnateurs, le superviseur de l'école, ainsi que les boursiers, grâce à l'importance du programme dans la formation des futurs enseignants. Nous entendons également faire des réflexions sur l'impact de ces expériences dans le sous-projet pour notre formation initiale en tant que futurs enseignants de portugais. Pour cela, nous avons l'appareil théorique des auteurs comme Antunes (2003/2010), Geraldi, Possenti et Brito (1999), Franchi (2006), Marcuschi (2008), entre autres, que les OCEMs/PB (2007), la LDB (1996), les PCNs (1998/2000), la PNAD (2014) et le Cahier I de Formation des Enseignants Éducation Secondaire - Phase II (SEB 2014). Nous avons vu tout au long de notre parcours de formation, l'impact positif de ce projet entraîne des changements importants dans notre approche professionnelle en période d'initiation de l'enseignement, ainsi que à l'école, le lieu de notre travail.
Keywords: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Letras - Português
Atividades significativas
Formação docente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2948
Issue Date: 30-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALM30012017.pdf566,95 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons