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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29527
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilvino, Ângelo José Menezes-
dc.date.accessioned2024-02-20T10:38:05Z-
dc.date.available2023-06-14-
dc.date.available2024-02-20T10:38:05Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29527-
dc.description.abstractThis research intends to evaluate the possibility to rewrite the meaning of the right to education through the pedagogia das encruzilhadas and the popular education in human rights. For this, in the course of the research, it uses the hypothetical-deductive method, falsifying the main hypothesis by using the principles and tools of action research and, also, the techniques of indirect documentation (bibliographic and documentary research). Thus, firstly, it identifies the concepts of the founding categories of the investigation, namely: law and education. From there, it crosses the theories of the different methodological theoretical frameworks that study these categories. It understands, in this way, that the right to education does not exist beyond the abyssal lines, that is, it doesn't exist in certain areas where individuals are constantly produced as non-existents and silenced. It proposes, through the Extension Project Efetivando o Direito à Educação (action-research) and the actions carried out with the Belém Câmara State School (Natal/RN), the possibility of overcoming this deficit, through popular education in human rights, based on the “Pedagogia das Encruzilhadas” and the ecology of knowledge. The main result is the partial success of the methodological structuring of an extension based on popular education in human rights staggered in three levels, aimed at the classroom, the school and the community - here called the Concentric Circles Theory.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-02-20T10:38:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÂngeloJoséMenezesSilvino_Tese.pdf: 7104690 bytes, checksum: e7434d3b2cd0a3338c44e4b68ef02c18 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-20T10:38:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÂngeloJoséMenezesSilvino_Tese.pdf: 7104690 bytes, checksum: e7434d3b2cd0a3338c44e4b68ef02c18 (MD5) Previous issue date: 2022-03-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectEducação popular em direitos humanospt_BR
dc.subjectPedagogia das encruzilhadaspt_BR
dc.subjectTeoria dos Círculos Concêntricospt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.subjectExtensionpt_BR
dc.subjectPopular education in human rightspt_BR
dc.subjectConcentric Circles Theorypt_BR
dc.titleExtensão, pedagogia das encruzilhadas e a educação popular em direitos humanos: a efetivação do direito à educação através da Teoria dos Círculos concêntricos no caso da E. E. Belém Câmarapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Maria Creusa de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9110772207676034pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7646653687512561pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como principal escopo avaliar a possibilidade de ressignificação do direito à educação por intermédio da pedagogia das encruzilhadas e da educação popular em direitos humanos. Para isso utiliza, no percurso da pesquisa, do método de abordagem hipotético-dedutivo, falseando a hipótese principal a partir da utilização dos princípios e ferramentas da pesquisa-ação e das técnicas de documentação indireta (pesquisa bibliográfico e documental). Assim, primeiramente, identifica os conceitos das categorias fundantes da investigação, quais sejam: direito e educação. A partir disso, realiza o cruzo entre as teorias dos diferentes quadros-teóricos metodológicos que estudam essas categorias. Compreende, nesta senda, que o direito à educação não existe além das linhas abissais, isto é, em determinadas zonas onde se produz constantemente a inexistência e o silenciamento dos indivíduos. Propõe, através do Projeto de Extensão Efetivando o Direito à Educação (pesquisa-ação) e das ações realizadas junto a Escola Estadual Belém Câmara (Natal/RN), a possibilidade de superar esse déficit, através da educação popular em direitos humanos, pautada na pedagogia das encruzilhadas e na ecologia dos saberes. Obtém como principal resultado o sucesso parcial da estruturação metodológica de uma extensão pautada na educação popular em direitos humanos escalonada em três níveis, voltada a sala de aula, a escola e a comunidade - aqui denominada de Teoria dos Círculos Concêntricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas

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