Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29527Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silvino, Ângelo José Menezes | - |
| dc.date.accessioned | 2024-02-20T10:38:05Z | - |
| dc.date.available | 2023-06-14 | - |
| dc.date.available | 2024-02-20T10:38:05Z | - |
| dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29527 | - |
| dc.description.abstract | This research intends to evaluate the possibility to rewrite the meaning of the right to education through the pedagogia das encruzilhadas and the popular education in human rights. For this, in the course of the research, it uses the hypothetical-deductive method, falsifying the main hypothesis by using the principles and tools of action research and, also, the techniques of indirect documentation (bibliographic and documentary research). Thus, firstly, it identifies the concepts of the founding categories of the investigation, namely: law and education. From there, it crosses the theories of the different methodological theoretical frameworks that study these categories. It understands, in this way, that the right to education does not exist beyond the abyssal lines, that is, it doesn't exist in certain areas where individuals are constantly produced as non-existents and silenced. It proposes, through the Extension Project Efetivando o Direito à Educação (action-research) and the actions carried out with the Belém Câmara State School (Natal/RN), the possibility of overcoming this deficit, through popular education in human rights, based on the “Pedagogia das Encruzilhadas” and the ecology of knowledge. The main result is the partial success of the methodological structuring of an extension based on popular education in human rights staggered in three levels, aimed at the classroom, the school and the community - here called the Concentric Circles Theory. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-02-20T10:38:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÂngeloJoséMenezesSilvino_Tese.pdf: 7104690 bytes, checksum: e7434d3b2cd0a3338c44e4b68ef02c18 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-20T10:38:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÂngeloJoséMenezesSilvino_Tese.pdf: 7104690 bytes, checksum: e7434d3b2cd0a3338c44e4b68ef02c18 (MD5) Previous issue date: 2022-03-31 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
| dc.subject | Extensão | pt_BR |
| dc.subject | Educação popular em direitos humanos | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia das encruzilhadas | pt_BR |
| dc.subject | Teoria dos Círculos Concêntricos | pt_BR |
| dc.subject | Right to education | pt_BR |
| dc.subject | Extension | pt_BR |
| dc.subject | Popular education in human rights | pt_BR |
| dc.subject | Concentric Circles Theory | pt_BR |
| dc.title | Extensão, pedagogia das encruzilhadas e a educação popular em direitos humanos: a efetivação do direito à educação através da Teoria dos Círculos concêntricos no caso da E. E. Belém Câmara | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Borges, Maria Creusa de Araújo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9110772207676034 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7646653687512561 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como principal escopo avaliar a possibilidade de ressignificação do direito à educação por intermédio da pedagogia das encruzilhadas e da educação popular em direitos humanos. Para isso utiliza, no percurso da pesquisa, do método de abordagem hipotético-dedutivo, falseando a hipótese principal a partir da utilização dos princípios e ferramentas da pesquisa-ação e das técnicas de documentação indireta (pesquisa bibliográfico e documental). Assim, primeiramente, identifica os conceitos das categorias fundantes da investigação, quais sejam: direito e educação. A partir disso, realiza o cruzo entre as teorias dos diferentes quadros-teóricos metodológicos que estudam essas categorias. Compreende, nesta senda, que o direito à educação não existe além das linhas abissais, isto é, em determinadas zonas onde se produz constantemente a inexistência e o silenciamento dos indivíduos. Propõe, através do Projeto de Extensão Efetivando o Direito à Educação (pesquisa-ação) e das ações realizadas junto a Escola Estadual Belém Câmara (Natal/RN), a possibilidade de superar esse déficit, através da educação popular em direitos humanos, pautada na pedagogia das encruzilhadas e na ecologia dos saberes. Obtém como principal resultado o sucesso parcial da estruturação metodológica de uma extensão pautada na educação popular em direitos humanos escalonada em três níveis, voltada a sala de aula, a escola e a comunidade - aqui denominada de Teoria dos Círculos Concêntricos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Jurídicas | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ÂngeloJoséMenezesSilvino_Tese.pdf | 6,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
