Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29532
Tipo: Dissertação
Título: A obra o romance do pavão misterioso como metodologia de ensino e aprendizagem - um manual para o/a professor/a
Autor(es): Barbosa, Geóstenys de Melo
Primeiro Orientador: Strazzacappa Hernández, Márcia Maria
Resumo: A presente pesquisa investiga a literatura de cordel como suporte pedagógico nas aulas de Arte. Tem como objetivo principal a criação de um Manual de orientação para professores de Arte, a partir de um trabalho desenvolvido com os alunos das turmas de 9° ano do fundamental II, da escola pública Marlene Alves de Mendes, na cidade de Pilõezinhos/PB, usando o folheto de cordel O Romance do Pavão Mysteriozo, de autoria de José Camelo de Melo Rezende. Como demais objetivos, almejamos a fomentação da arte local, valorizando a cultura popular e reafirmando a importância desse gênero literário que é o folheto de cordel. Esse estudo/experiência desenvolveu-se pesquisando o gênero literário do Cordel, a técnica da xilogravura, os personagens imagéticos das histórias e o valor cultural do cordel. Trata-se de uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa, analisando resultados a partir das oficinas de arte previstas nas suas ações de intervenção didático-pedagógicas. Esta investigação ainda ressalta a importância de trabalhar a cultura popular em sala de aula, usando as histórias presentes nos folhetos de cordel, possibilitando à/ao estudante, a reflexão crítica, a prática artística, e a leitura de mundo, mediante suas vivências, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem nas práticas artísticas em sala de aula.
Abstract: This research investigates the cordel literature as a pedagogical support in art classes. Its main objective is the creation of a Guidance Manual for Art teachers, based on work developed with students from the 9th grade classes of fundamental education II, from the public school Marlene Alves de Mendes, in the city of Pilõezinhos, in Paraíba, using the Cordel “O Romance do Pavão Mysteriozo”, by José Camelo de Melo Rezende. This work also aims to promote local art, valuing popular culture and reaffirming the importance of this literary genre that is the cordel brochures. This study/experience was developed by researching the cordel literature genre, the woodcut technique, the characters from the stories and the cultural value of the cordel. It is a participatory research, with a qualitative approach, that analyzed the results from the art workshops planned in its didactic-pedagogical intervention actions. This investigation also emphasizes the importance of working with popular culture in the classroom using the stories from the cordel brochures, enabling the students to critically reflect and artistically practice, allowing them to see and interpret the world through their experiences, contributing with the teaching and learning process in artistic practices in the classroom.
Palavras-chave: Literatura de cordel
Artes visuais
Metodologia de ensino e aprendizagem
Pavão Mysteriozo
Cultura popular
Cordel literature
Visual arts
Teaching and learning methodology
Popular culture
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29532
Data do documento: 11-Abr-2023
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeosténysDeMeloBarbosa_Dissert.pdf29,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons