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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29536
Tipo: | Tese |
Título: | Raça, racismo e racialização nas trajetórias de escolarização de pós-graduandos/as das classes populares |
Autor(es): | Oliveira, Francisco Érick de |
Primeiro Orientador: | Matos, Teresa Cristina Furtado |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi investigar qualitativamente como raça, enquanto categoria analítica, pode condicionar trajetórias de escolarização – uma temática que tem sido explorada majoritariamente por pesquisas com classe social. As principais questões foram: como a raça interfere objetiva e subjetivamente na escolarização de brancos e não-brancos? Dentre os demais espaços de socialização que se interligam ao processo de escolarização, como a discriminação racial atua e quais consequências eventualmente produz? A metodologia utilizada se baseou nos estudos de trajetórias desenvolvidos pela sociologia da educação e associados à questão do sucesso e fracasso escolares. Utilizou-se, para tanto, de questionários culturais e socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas que foram aplicados a estudantes de pós-graduação brancos e não-brancos e de origem popular. Entretanto, a fim de posicionar o problema no campo das relações raciais, seguiu-se a orientação dos paradigmas de pesquisa desenvolvidos por Carlos Hasenbalg e Nelson do Valle Silva, que demonstraram que raça é uma categoria eficaz na alocação de posições sociais na estrutura de classes e desfrute das oportunidades sociais ao longo dos ciclos de vida; e Sergio Alfredo Guimarães que trabalha sociologicamente a “cor” como um tropo que esconde a permanência de noções raciais na sociedade brasileira. Pela análise de conteúdo, se investigou as narrativas de Alfredo, Carlos, Lia e Lília (brancos); Alessandra, Carolina, Cida, Ellen, Firmina e Silvio (não-brancos) e os resultados apontam para uma realidade na qual os brancos se beneficiam, relacionalmente, da discriminação racial contra os não-brancos na escola e na comunidade pela sustentação de estereótipos; xingamentos, insultos e intimidações; apelidos; “piadas”; exclusão de grupos, ausência de debate sobre o tema na escola ou banalização dele; exclusão curricular; tratamento diferente pelos colegas, professores, demais funcionários e núcleo gestor; negação de acesso a espaços, oportunidades, representações e posições; encurtamento dos horizontes sociais; preterição na formação de amizades e relações afetivas, amorosas e/ou sexuais, etc. No ensino superior, isso se manifesta pela dúvida colocada sobre a escrita “diferente”, as referências escolhidas e também pela falta de visibilidade e representatividade das pessoas não-brancas nos diferentes espaços. Todos esses fatores criam obstáculos para a formação e consolidação de capitais necessários à escolarização longeva, sendo fundamental, portanto, ir além da análise das condições de classe social. |
Abstract: | No abstract. |
Palavras-chave: | Raça - Escolarização Trajetórias educacionais Racialização Classes populares Race - Schooling Educational trajectories Racialization Popular classes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Sociologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29536 |
Data do documento: | 29-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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