Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2954
metadata.dc.type: TCC
Title: Uma análise curricular do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba: ênfase no eixo língua
metadata.dc.creator: Andrade, Camilla Alves Santos de.
metadata.dc.contributor.advisor1: Leitão, Poliana Dayse Vasconcelos
metadata.dc.description.resumo: Nosso trabalho propõe-se a investigar a organização curricular do Curso de Licenciatura em Letras, habilitação Inglês, da Universidade Federal da Paraíba, atentando para três aspectos: distribuição da carga horária, relação língua/linguística/literatura, conteúdos previstos nas ementas de cada disciplina e proposta teórico-metodológica das disciplinas, diretamente, relacionadas ao estudo da língua. Para termos parâmetros de análise, buscamos comparar o nosso Curso com o Curso de Licenciatura em Letras Inglês da universidade mais bem conceituada na área no país, a Universidade de São Paulo. A pesquisa caracteriza-se como documental, de cunho exploratório, com o intuito maior de iniciar e incentivar as discussões acerca dos Cursos de Licenciatura em Letras da UFPB que permitam seu aprimoramento. Nosso estudo, partindo das orientações dos documentos oficiais da Educação brasileira para formação docente, centrou-se na análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos das instituições, incluindo suas grades curriculares, e dos Planos de Curso das disciplinas, principalmente das relacionadas, diretamente, ao estudo da língua propriamente dita. Nossas análises apontam: o Projeto Pedagógico da UFPB em processo de transformação, e que traz em sua grade curricular uma visão de língua separada da linguística e da produção de textual. Já os Planos de Curso de língua percebe-se uma proposta mais voltada para o trabalho gramatical, com o estudo da língua inglesa focado no livro didático.
Abstract: Our work is proposed to investigate the curricular organization of the Graduation Course in Letters, English qualification, from Universidade Federal da Paraíba, paying attention to three aspects: workload distribution, the relation language/linguistics/literature, contents foreseen on the syllabus of each discipline and theoretical and methodological proposition of the disciplines, directly related to the study of the language. For us to have analysis parameters we sought to compare our Course with the Graduation Course in Letters English from the country's most renowned university in the area, Universidade de São Paulo. The research is characterized as documental, of exploratory nature, with the main purpose of initiate and encourage discussions about the Graduation Course in Letters English that allows its improvement. Our study, starting from the orientations of the official documents of Brazilian Education for teacher formation, focused on the analysis of the pedagogical projects of the institutions' courses, including their curriculum frameworks, and on the course plans of the disciplines, especially the ones related directly to the language study itself. Our analyzes show: the pedagogic project of UFPB in transformation process brings in its curriculum framework a language view where the linguistics is separated from the textual production. In the case of the language course plans, we can observe a purpose aimed at the grammatical work, with the English language study focused on the textbook.
Keywords: Currículo
Formação docente
Língua Estrangeira
Língua Inglesa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2954
Issue Date: 10-Jan-2015
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CASA15122014.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons