Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2955
Tipo: TCC
Título: Feedback como ferramenta de ensino: implicações na avaliação individualizada
Autor(es): Pontes, Daniele Batista Domingues.
Primeiro Orientador: Santos, Carmen Sevilla Gonçalves.
Resumo: O trabalho em pauta focaliza a Habilidade Social Educativa de Fornecer Feedback como ferramenta docente eficaz na promoção da aprendizagem. Em investigação dos benefícios de um acompanhamento do processo avaliativo mais individualizado, cotejaram-se os resultados obtidos nas três avaliações em uma turma de licenciandos em Letras Português, no Componente Curricular de Fundamentos Psicológicos da Educação, para exame qualitativo de como as orientações fornecidas, após cada momento avaliativo, se relacionaram ao desempenho do seguinte. A análise dos dados indicou que houve melhora perceptível nas notas da turma em geral e, sobremaneira, dos cinco participantes selecionados para maior acuidade de observação neste estudo. A partir desta constatação, inferiu-se a influência positiva do feedback, tanto para o maior empenho com o Componente Curricular, como para o desenvolvimento de processos metacognitivos e motivacionais.
Abstract: This work focuses on the Educative Social Skill of Giving Feedback as an effective tool for teachers in the promotion of learning. In the investigation of the benefits of a more individualized monitoring of the examination process, the results obtained in the three exams by a group of undergraduate students of a Portuguese major, in the curriculum course of Psychological Fundamentals of Education, were compared in a qualitative analysis of how the orientation given after each examination moment related to the following performance. Data analysis indicated noticeable improvement in the grades of the group in general, mostly the five selected participants for more accuracy of observation in this study. As a result, it was inferred the feedback’s positive influence, both for greater commitment with the curriculum subject, and for the development of metacognitive and motivational processes.
Palavras-chave: Educação - avaliação da aprendizagem
Aprendizagem - Feedback
Habilidade social educativa - Feedback
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2955
Data do documento: 5-Mar-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DBDP15022015.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons