Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2960
metadata.dc.type: TCC
Title: Competências de leitura: um estudo em provas de português de escolas públicas na Paraíba
metadata.dc.creator: Carvalho, Deise Franco de
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Socorro Claudia Tavares de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as competências de leituras presentes nas provas de Língua Portuguesa do Ensino Básico das escolas públicas da Paraíba, visando investigar se há relação entre as competências de leitura e habilidades avaliadas pelo professor com a Matriz de Referência do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB/PB).A ideia de estabelecer esse assunto como tema para o nosso trabalho surgiu pelo fato de ser bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Durante o período em que fui bolsista observei como eram as aulas de compreensão textual, essa convivência motivou-me a investigar como era a proposta de leitura aplicada nas avaliações elaboradas pelos professores. Para isto, coletamos dados entre os meses de julho e novembro de 2015, por meio do qual pudemos analisar as questões individualmente. Os resultados da análise foram feitos à luz da Matriz de Referência de Língua Portuguesa do IDEB/PB e da Tipologia das perguntas de Compreensão elaboradas por Marcuschi. Os dados preliminares demonstram a preferência dos professores por competências de localizar informação explícita e um texto e objetiva.
Abstract: This study aims to analyze the skills of present readings in tests of Portuguese basic education in public schools of Paraiba, in order to investigate if there is relationship between reading skills and abilities evaluated by the teacher to Development Index Reference Matrix Basic Education (IDEB / PB) .The idea of establishing this subject as the theme for our work came about because of a scholarship from the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID). During the period when I was scholar observed as were the lessons of reading comprehension, this coexistence motivated me to investigate how the proposal was read applied to the valuations prepared by the teachers. For this, we collected data between July and November 2015, through which we examine questions individually. The results of the analysis were made in the light of Portuguese Language Reference Matrix IDEB / PB and Typology of understanding of questions drawn up by Marcuschi. Preliminary data show the preference of teachers for skills to locate and explicit text and objective information .
Keywords: Leitura
Competências
Avaliações
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2960
Issue Date: 25-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DFC25072016.pdf564,89 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons