Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Vilalba do Nascimento Andrade-
dc.date.accessioned2017-11-22T14:41:36Z-
dc.date.available2014-09-08-
dc.date.available2017-11-22T14:41:36Z-
dc.date.issued2014-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2961-
dc.description.abstractIn this work I try to present all the trajectory succinctly from the history that the deaf person goes through to have their education and entering the labor market in a way which the Laws and Decrees approach and present as social inclusion. The importance of education of the deaf with the inclusion under the Laws and their insertion in the labor market after their professionalization, in this work I present the difficulties that deaf people have to continue studies and to compete for a job and how they managed be acting in the labor market. The research was conducted in which I present in FUNAD where the institution receives all persons from all regions of the State of Paraíba disabilities. In doing the work initially and bibliographical studies were performed successively implemented in research with deaf people in the institution in which they were, that they were in process qualification or studying to be instructors Pounds to make attempts to enter the labor market, our work was done in FUNAD with 8 deaf students. As the basis of literary studies and questionnaires with the deaf, they presented a barrier to exit the bond in which they start as instructors, in which it already held earlier attempts at entering the labor market that have failed and have not had the Laws helped to include up to even the odds.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-22T14:41:36Z No. of bitstreams: 1 VNAP08092014.pdf: 537662 bytes, checksum: 8e162badae72da672ae2bf55fdc0475a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-22T14:41:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VNAP08092014.pdf: 537662 bytes, checksum: 8e162badae72da672ae2bf55fdc0475a (MD5) Previous issue date: 2014-08-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInclusão - surdopt_BR
dc.subjectSurdo - mercado de trabalhopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleInclusão do surdo no mercado de trabalhopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Seabra, Magno Alexon Bezerra-
dc.description.resumoNeste trabalho procuro apresentar todo a trajetória de maneira sucinta desde o histórico que a pessoa surda percorre para ter sua escolarização e inserção no mercado de trabalho de maneira a qual as Leis e Decretos abordam e apresentam como inclusão social. A importância da escolarização do surdo com a inclusão conforme as Leis e sua inserção no mercado de trabalho logo após sua profissionalização, no decorrer do trabalho apresento as dificuldades que o surdo tem para dar continuidade nos estudos e para competir por uma vaga e como eles conseguiram estar atuando no mercado de trabalho. A pesquisa na qual apresento foi realizada na FUNAD, onde a instituição recebe todas as pessoas com deficiência de todas as regiões do Estado da Paraíba. Na execução do trabalho foram realizados estudos bibliográficos inicialmente e sucessivamente concretizados na pesquisa com surdos no qual estavam na instituição, que os mesmos estavam em processo que habilitação para serem instrutores ou estudando Libras para fazerem tentativas de ingressar no mercado de trabalho, nosso trabalho foi feito na FUNAD com 8 alunos surdos. Como base nos estudos literários e questionários com os surdos, eles apresentaram uma barreira ao sair do vinculo no qual eles iniciam como instrutores, no qual já realizaram anteriormente tentativas de inserção no mercado de trabalho no qual não obtiveram êxito e não contaram com as Leis que ajudavam a serem incluídos ate mesmo a de Cotas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VNAP08092014.pdf525,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.