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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2961
Tipo: | TCC |
Título: | Inclusão do surdo no mercado de trabalho |
Autor(es): | Pereira, Vilalba do Nascimento Andrade |
Primeiro Orientador: | Seabra, Magno Alexon Bezerra |
Resumo: | Neste trabalho procuro apresentar todo a trajetória de maneira sucinta desde o histórico que a pessoa surda percorre para ter sua escolarização e inserção no mercado de trabalho de maneira a qual as Leis e Decretos abordam e apresentam como inclusão social. A importância da escolarização do surdo com a inclusão conforme as Leis e sua inserção no mercado de trabalho logo após sua profissionalização, no decorrer do trabalho apresento as dificuldades que o surdo tem para dar continuidade nos estudos e para competir por uma vaga e como eles conseguiram estar atuando no mercado de trabalho. A pesquisa na qual apresento foi realizada na FUNAD, onde a instituição recebe todas as pessoas com deficiência de todas as regiões do Estado da Paraíba. Na execução do trabalho foram realizados estudos bibliográficos inicialmente e sucessivamente concretizados na pesquisa com surdos no qual estavam na instituição, que os mesmos estavam em processo que habilitação para serem instrutores ou estudando Libras para fazerem tentativas de ingressar no mercado de trabalho, nosso trabalho foi feito na FUNAD com 8 alunos surdos. Como base nos estudos literários e questionários com os surdos, eles apresentaram uma barreira ao sair do vinculo no qual eles iniciam como instrutores, no qual já realizaram anteriormente tentativas de inserção no mercado de trabalho no qual não obtiveram êxito e não contaram com as Leis que ajudavam a serem incluídos ate mesmo a de Cotas. |
Abstract: | In this work I try to present all the trajectory succinctly from the history that the deaf person goes through to have their education and entering the labor market in a way which the Laws and Decrees approach and present as social inclusion. The importance of education of the deaf with the inclusion under the Laws and their insertion in the labor market after their professionalization, in this work I present the difficulties that deaf people have to continue studies and to compete for a job and how they managed be acting in the labor market. The research was conducted in which I present in FUNAD where the institution receives all persons from all regions of the State of Paraíba disabilities. In doing the work initially and bibliographical studies were performed successively implemented in research with deaf people in the institution in which they were, that they were in process qualification or studying to be instructors Pounds to make attempts to enter the labor market, our work was done in FUNAD with 8 deaf students. As the basis of literary studies and questionnaires with the deaf, they presented a barrier to exit the bond in which they start as instructors, in which it already held earlier attempts at entering the labor market that have failed and have not had the Laws helped to include up to even the odds. |
Palavras-chave: | Inclusão - surdo Surdo - mercado de trabalho Mercado de trabalho |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2961 |
Data do documento: | 7-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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