Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2966
metadata.dc.type: TCC
Title: O papel da motivação na prática docente
metadata.dc.creator: Meireles, Clarice Dornelas de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.description.resumo: O Papel da motivação na aprendizagem e no desempenho parece incontestável, não se restringindo à vida acadêmica, mas estendendo-se às diferentes habilidades e situações da vida cotidiana. A motivação é necessária não apenas para que a aprendizagem ocorra, mas também para que sejam colocados em ação os comportamentos e habilidades aprendidos. Na prática docente não é diferente. A motivação é uma condição intrínseca do indivíduo que o motiva para fazer ou permanecer fazendo alguma coisa, Portanto, o docente manter-se motivado depende de uma série de fatores e condições que consequentemente repercutem em sua prática. Partindo dessa premissa, o estudo teve por objetivo conhecer o papel da motivação na prática docente e os fatores de estão engajados nesses construtos. Para tanto, foi realizado um estudo com 40 docentes do município de João Pessoa – PB, sendo 20 de escolas públicas e 20 particulares. Os resultados mostraram que em alguns quesitos as respostas entre as duas amostras divergem, porém em outros eles convergem. Assim, é possível verificar que a motivação docente está associada a fatores como reconhecimento, remuneração e prazer pelo que faz.
Abstract: The role of motivation in learning and performance seems indisputable, not restricted to academia, but extending to the different abilities and situations of everyday life. The motivation is not only necessary for learning to occur, but also for them to be put into action the behaviors and skills learned. In teaching practice is no different. Motivation is an intrinsic condition of the individual that motivates you to do or stay doing something, therefore, teachers remain motivated depends on a number of factors and conditions which consequently have an impact on their practice. From this premise, the study was aimed at determining the role of motivation in teaching practice and the factors are engaged in these constructs. Thus, a study was conducted with 40 teachers in the city of João Pessoa - PB, with 20 public schools and 20 private. The results showed that in some questions the answers between the two samples differ, but in others they converge. Thus, we can see that the teaching motivation is associated with factors such as recognition, compensation and pleasure by doing.
Keywords: Professor - motivação
Prática docente
Professores - sala de aula
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2966
Issue Date: 20-Feb-2015
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CDM06042015.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.