Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29672
Tipo: Dissertação
Título: A didatização de textos acadêmicos na educação de nível médio: uma proposta de intervenção a partir do gênero relatório
Autor(es): André Filho, Francisco
Primeiro Orientador: Pereira, Regina Celi Mendes
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar o processo e produção do gênero relatório e seus elementos constitutivos, a partir de propostas de sequências didáticas voltadas para o Ensino Médio e com foco nas características sociocomunicativas do respectivo gênero, permitindo aos alunos atuarem como produtores de textos competentes e por meio de uma proposta de ensino que considere o contexto situacional do gênero relatório científico, ao mesmo tempo em que favoreça o desenvolvimento das suas possíveis capacidades de linguagem. Assim, ao reconhecermos que o gênero escolhido está inserido na educação de nível médio, apresentando-se num contexto de ensino e aprendizagem de gêneros da esfera acadêmica, definimos um estudo a partir de tal gênero, por notarmos que esse gênero possibilita o uso da escrita e, consequentemente, da leitura na escola/academia, uma vez que descreve os resultados ou as ações desenvolvidas após uma atividade de trabalho relacionada às práticas linguageiras acadêmicas. Por isso, para alcançarmos o intento de nossa pesquisa, propomos uma intervenção pautada nas sequências didáticas para o oral e a escrita apresentadas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), assim como no conceito de gênero discursivo definido por Bakhtin (2000). No tocante à concepção de linguagem e ensino da escrita, consideramos as ideias de Antunes (2003), Marcuschi (2010) e Koch e Elias (2014). Em relação ao letramento acadêmico, debruçamo-nos sobre as ideias de Soares (2009), Dolz (2004), Leite e Pereira (2021), PCN’s (2001), BNCC (2018) e OCN’s (2006). No que se refere, especificamente, ao gênero relatório científico, utilizamos os estudos de Abreu-Tardelli, Nascimento e Valezi (2018), Batista e Nascimento (2011), Bakhtin (2000), Beltrão e Beltrão (2005), Ribeiro e Souza (2017) e Ursi (2008). Como procedimentos metodológicos, optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual, por meio de uma pesquisa-ação e investigações de cunho intervencionista, tivemos como participantes alunos que cursam a 3ª série B do Ensino Médio de uma escola pública integral estadual do município de Curral de Cima - PB, com faixa etária entre 16 e 22 anos. Esses alunos estão inseridos em uma turma composta por 22 (vinte e dois) alunos, dos quais 13 (treze) aceitaram participar da nossa investigação e foram autorizados pelos pais e/ou responsáveis para colaborarem com ela. Dos 13 textos produzidos pelos sujeitos da pesquisa, foram selecionados seis textos da primeira versão e os seus respectivos seis textos da última versão, isto é, da reescrita final, totalizando 12 (doze) textos destinados à análise. Os resultados apresentados mostram que os alunos além de não dominarem certas regras e procedimentos necessários ao processo de escrita, por exemplo, a coesão textual, também não dominavam ou, até mesmo, desconheciam os elementos que constituem a argumentação e informatividade do gênero textual investigado na produção desses textos. Isso posto, verificamos que os alunos apresentaram, da primeira para segunda versão, mudanças relacionadas aos aspectos estruturais do gênero. Além disso, sobre o procedimento da sequência didática, em especial os módulos, contribuiu para que os resultados esperados fossem alcançados. Sendo, assim, um procedimento eficaz para os processos de ensino-aprendizagem de produção textual.
Abstract: The present study aims to investigate the process and production of the report genre and its constituent elements, based on proposals for didactic sequences aimed at high sc hool and with focus on features social and co m m unicative characteristics of the respective genre, allowing students to act as competent text producers. and through a teaching proposal that considers the situational context of the scientific report g enre, while favoring the development of their possible language skills. Thus, when we recognize that the chosen genre is inserted in high school education, presenting itself in a context of teaching and learning of genres in the academic sphere, we defined a study based on this genre, as we noticed that this genre allows the use of writing and, consequently, reading at school/academy, as it describes the results or actions developed after a work activity related to academic language practices. Therefore, in order to achieve the purpose of our research, we propose an intervention based on the didactic sequences to speech discourse and writing forwards by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), as well as on the concept of discursive genre defined by Bakhtin (200 0). Regarding the conception of language and teaching of writing, we consider the ideas of Antunes (2003), Marcuschi (2010) and Koch and Elias (2014). Regarding academic literacy, we focus on the ideas of Soares (2009), Dolz (2004), Leite and Pereira (2021 ), PCN’s (2001), BNCC (2018) and OCN’s (2006). With regard specifically to the scientific report genre, we used studies by Abreu Tardelli, Nascimento and Valezi (2018), Batista and Nascimento (2011), Bakhtin (2000), Beltrão and Beltrão (2005), Ribeiro and Souza (2017) and Ursi (2008). As methodological procedures, we opted for a research of a qualitative nature, in which, through action research and investigations of an interventionist nature, we had as participant’s students who attend the 3rd grade B of H igh s chool at a state full time pu blic school of Curral de Cima city PB, age d group of 16 and 22 years. Those students are included in a class composed of 22 (twenty two) students, of which 13 (thirteen) agreed to participate in our investigation and wer e authorized by their parents and/or guardians to collaborate with it. Of the 13 texts produced by the research subjects, six texts from the first version were selected and their respective six texts from the last version, that is, from the final rewrite, totaling 12 (twelve) texts destined for analysis. The results presented show that students, in addition to not mastering certain rules and procedures necessary for the writing process, for example, textual cohesion, also did not master or were even unaware of the elements that constitute the argumentation and informativeness of the textual genre investigated in the production of these texts. That said, we found that the students presented, from the first to the second version, changes related to the structu ral aspects of the genre. In addition, the didactic sequence procedure, especially the modules, contributed to the achievement of the expected results. Thus, it is an effective procedure for the teaching learning processes of textual production.
Palavras-chave: Redação de relatórios
Letramento acadêmico - Ensino médio
Sequência didática
Gênero discursivo relatório científico
Report writing
Academic literacy - High school
Teaching sequences
Scientific report discursive genre
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29672
Data do documento: 5-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoAndréFilho_Dissert.pdf32,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons