Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2972
Tipo: TCC
Título: Estratégias de estudo e sintomatologia do TDA/H: um estudo com alunos universitários
Autor(es): Leite, Juliana Karla Maia
Orientador: Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo comparar a utilização das estratégias de estudos de alunos universitários com e sem indícios da sintomatologia do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H), além de investigar o funcionamento educacional anterior ao ensino superior em ambos os grupos. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo com abordagem quantitativa de natureza descritiva na qual foi considerada a análise das respostas obtidas através da aplicação de três instrumentos: ASRS-18, Escala de Identificação de Estratégias de Estudo (SSC) e Questionário Sociodemográfico. Participaram da pesquisa 177 estudantes universitários de duas instituições públicas da cidade de João Pessoa, sendo 114 do sexo feminino (64,4%) e 63 do sexo masculino (35,6%) com idade que variou entre 18 e 53 anos (idade média de 21,18; DP = 4,83). Os resultados sugeriram a existência de diferenças significativas na utilização de estratégias de memorização e estratégias para a distribuição de estudo no tempo entre os grupos analisados.
Abstract: Esta investigación tuvo como objetivo comparar el uso de estrategias de estudios de los estudiantes universitarios con y sin evidencia de síntomas de Trastorno por Déficit de Atención / Hiperactividad (TDA/H ) y tambíen investigar la operación educativa previa a la educación superior en ambos grupos. Para isto, se realizó un estudio comparativo con enfoque cuantitativo de la naturaleza descriptiva en la que se consideró el análisis de las respuestas mediante la aplicación de tres instrumentos ASRS - 18, Escala Estrategias de Estudio ( SSC ) y el cuestionario sociodemográfico . Los participantes fueron 177 estudiantes universitarios de dos instituciones públicas en la ciudad de João Pessoa , con 114 mujeres ( 64,4 %) y 63 hombres ( 35,6 %) con edades comprendidas entre 18 y 53 años (edad media 21,18 , DP = 4,83 ) . Los resultados sugieren que existen diferencias significativas en el uso de estrategias de memoria y del estudio de la distribución en el tiempo entre los grupos analizados .
Palavras-chave: Ensino superior
Sintomatologia do TDAH
Estratégias de estudo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2972
Data do documento: 11-Fev-2015
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JKML17072019.pdf969,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.