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metadata.dc.type: TCC
Title: Alienação parental e ajustamento escolar: um estudo correlacional
metadata.dc.creator: Albuquerque, Juliana Henrique De Assis
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonsêca, Patrícia Nunes da
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo verificar a correlação entre os fatores da alienação parental e ajustamento escolar. Para isso, contou-se com uma amostra de 229 estudantes com média de idade de 14,53 anos (amplitude 12 a 19 anos; DP=1,66), sendo 57,6 % do sexo feminino, 29% do ensino médio e 52,8% de escolas públicas da cidade de João Pessoa-PB. Os participantes responderam a Escala de Percepção das Práticas Maternas Alienantes (EPPMA), a Escala de Ajustamento Escolar (EAE), bem como um questionário com informações sociodemográficas como idade, sexo e escolaridade. Os dados foram analisados no software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 20. Os resultados mostraram que houve correlação significativa e positiva entre o ajustamento escolar e a percepção das práticas maternas alienantes, especificamente, com os fatores dificuldades acadêmicas (r = 0,35; p< 0,01) e dificuldades disciplinares (r = 0,17; p< 0,01) e negativa com os fatores de aspectos gerais sobre a escola (r = -0,33; p<0,01) e a relação com professores e estudantes (r = -0,24; p<0,01). Conclui-se que há necessidade de uma maior investigação acerca dos problemas advindos do divórcio para os filhos, como, por exemplo, a alienação parental, e, a partir de então, desenvolver propostas de intervenções que pensem nos aspectos peculiares das famílias, sobretudo dos pais, no processo educacional das crianças e adolescentes.
Abstract: This study has as its main objective to verify the correlation between the parental alienation factors and school adjustment. To this purpose, it was collected a sample of 229 students at 14,53 years old (range 12 to 19 years old; SD=1,66), being 57,6% female, 29% from high school and 52,8% from public schools in João Pessoa-Paraíba. The participants answered the Alienating Maternal Practices Perception Scale (AMPPS), the Adjustment School Scale (ASC) as well as a questionnaire with social- demographic information such as age, gender and schooling. The data were analyzed in the SPSS software (Statistical Package for the Social Sciences), version 20. The results presented a significant and positive correlation between school adjustment and the perception of alienating maternal practices, specifically with the academic difficulties factors (r = 0,35; p<0,01) and disciplinary difficulties (r = 0,17; p<0,01). The opposite could be seen as regards both the general aspects about the school negative factors (r = -0,33; p<0,01) and the relation with teachers and students (r = 0,24; p<0,01). To conclude, it is necessary an extensive investigation concerning the drawbacks derived from divorce to the children, such as parental alienation, and then develop intervention proposals which consider the peculiar aspects of the families, more specifically the parents, in the infants’ and adolescents’ educational process.
Keywords: Divórcio
Alienação parental
Ajustamento escolar
Divorce
Parental Alienation
School Adjustment
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2973
Issue Date: 19-Feb-2015
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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