Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2975
Tipo: | TCC |
Título: | O olhar dos discentes sobre as disciplinas técnicas do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba |
Autor(es): | Silva, André Domingos da |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Ediane Toscano Galdino de |
referee1 : | Pinheiro, Edna Gomes |
referee2: | Oliveira, Jemima Marques de |
Resumo: | Analisa a percepção do corpo discente com relação às disciplinas consideradas de formação técnica do curso de graduação em Biblioteconomia da UFPB. Nessa vertente, identifica as disciplinas, suas ementas, a infraestrutura de laboratório, e a satisfação do corpo discente. Contudo os pressupostos teóricos abordam a estrutura curricular do curso de Biblioteconomia que atualmente trabalha com dois currículos: o Currículo mínimo de 1984 focando as disciplinas técnicas de Catalogação, Classificação e Indexação e o currículo atual de 2007 baseado no Projeto Político Pedagógico, onde essas disciplinas estão reestruturadas na grande área Organização e Tratamento da Informação, representada pelas disciplinas Representação Descritiva, Representação Temática e Representação e análise da informação. Fundamenta-se teoricamente ainda com os temas: motivação acadêmica, formação do bibliotecário e suas competências. A pesquisa é de caráter exploratório e sua análise foca o método quantitativo e qualitativo e foram pesquisados alunos matriculados no terceiro período no semestre letivo de 2012.2, quinto período nos semestres letivos de 2012.2 e 2013.1, e nono período no semestre letivo de 2012.2, totalizando um universo de 125 respondentes. No que concerne aos resultados, a análise identifica que o aluno apresentou dificuldades em fazer a relação entre a disciplina e seu conteúdo, percebido principalmente nas questões pertinentes à satisfação e suficiência das disciplinas e que existe uma desmotivação dos alunos perante estas disciplinas e tem como principal causa a falta de um Laboratório específico para o curso, onde devem existir as tabelas de classificação, o Código AACR2, computadores, acesso a internet, como também documentos impressos (livros e revistas) e materiais especiais (multimeios) para o desenvolvimento das atividades didáticas e pedagógicas e o ensino-aprendizagem da teoria e da prática. Por outro lado, a reestruturação do Projeto Político Pedagógico de 2007, tornou as disciplinas mais dinâmicas e eficientes frente às exigências do mercado. |
Abstract: | Analyzes the perception of the students about the technical subjects training of the undergraduate course in Library UFPB . According this , identifies the disciplines , their menus, laboratory infrastructure , and the satisfaction of the students. However the theoretical referential to the course curriculum of Library currently working with two curriculum: Curriculum basic 1984 focusing on the technical disciplines Cataloguing , Classification and Indexing and the current curriculum based on the 2007 Educational Policy Project , where these disciplines are restructured in the area Organization and information Processing , represented by the subjects Descriptive Representation , Representation and Thematic Representation and analysis of information. It is based theoretically with the themes: academic motivation , training and skills of the librarian. The research is exploratory and its analysis focuses on the quantitative and qualitative method and were surveyed students enrolled in the third period in the semester of 2012.2 , fifth period in semesters of 2012.2 and 2013.1 , and the ninth semester of 2012.2 , totaling universe of 125 respondents. About the results , the analysis identifies that the student had difficulties in the relationship between the subject and its contents , especially noticeable in questions about the satisfaction and sufficiency of disciplines and that there is a lack of motivation among students towards these disciplines and its main because the lack of a specific laboratory to the course , which should be the leaderboards , the Code AACR2 , computers , internet access , as well as printed documents ( books and journals ) and special materials ( multimedia ) for the development of educational activities and teaching and teaching-learning theory and practice. Moreover, the restructuring of the Educational Policy Project 2007 , became the subjects most dynamic and efficient forward to the market. |
Palavras-chave: | Formação acadêmica em Biblioteconomia Disciplinas técnicas de Biblioteconomia Plano pedagógico de curso de Biblioteconomia Representação da informação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2975 |
Data do documento: | 13-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADS23112017.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons