Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29785
Tipo: TCC
Título: Ensino de Filosofia e as Propostas Sistemático-Histórica e Criativo-Conceptual
Autor(es): de Azeredo, Cecília Soares
Primeiro Orientador: Rodrigues, Valter Ferreira
Resumo: O presente trabalho procurou investigar as convergências e divergências presentes entre duas propostas de ensino de filosofia: a sistemático-histórica, mediante o exame da obra Filosofia em Sala de Aula: Teoria e Prática para o Ensino Médio, de Lídia Maria Rodrigo; e a criativo-conceptual, mediante o exame da obra Metodologia do Ensino de Filosofia: Uma didática para o Ensino Médio, de Sílvio Gallo. Inicialmente, o trabalho visou explicitar a importância do ensino de filosofia para o ensino médio brasileiro, a fim esclarecer aquilo que a legitima nesta etapa da educação básica. Para isso, primeiramente, foi desenvolvida uma apresentação da história recente do ensino de filosofia no ensino médio brasileiro (da Ditadura Militar à atualidade), que explicitou as disputas em torno do ensino de filosofia. Em seguida, o trabalho examinou de que forma a filosofia é concebida em alguns documentos oficiais (PCNEM, PCN+, OCEM e BNCC) e qual papel e importância lhe é atribuída para o ensino médio. Uma vez esclarecido aquilo que legitima sua presença na educação básica, foi desenvolvido um exame do modo como as supracitadas obras compreendem os desafios do ensino de filosofia no Brasil e elaboram suas propostas. Por fim, a partir deste exame, foi possível determinar não somente as convergências entre ambas as propostas de ensino de filosofia, mas, sobretudo, as divergências, que se sintetizam no alinhamento da proposta sistemático-histórica à concepção de filosofia estabelecida pelos documentos oficiais e no desalinhamento da proposta criativo-conceptual a esta concepção.
Abstract: The present work sought to investigate the convergences and divergences present between two proposals for teaching philosophy: the systematic-historical, by examining the work Filosofia em Sala de Aula: Teoria e Prática para o Ensino Médio, by Lídia Maria Rodrigo; and the creative-conceptual, through the examination of the work Metodologia do Ensino de Filosofia: Uma didática para o Ensino Médio, by Sílvio Gallo. Initially, the work aimed to explicit the importance of teaching philosophy for Brazilian secondary education, in order to clarify what legitimizes it at this stage of basic education. To this porpuse, firstly, a presentation of the recent history of philosophy teaching in Brazilian secondary education (from the Military Dictatorship to the present) was developed, which explained the disputes surrounding the teaching of philosophy. Next, the work examined how philosophy is conceived in some official documents (PCNEM, PCN+, OCEM and BNCC) and what role and importance is attributed to it for secondary education. Once clarified what legitimizes its presence in basic education, an examination was developed of the way in which the aforementioned works understand the challenges of teaching philosophy in Brazil and develop their proposals. Finally, from this examination, it was possible to determine not only the convergences between both proposals for teaching philosophy, but, above all, the divergences, which are summarized in the alignment of the systematic-historical proposal with the conception of philosophy established by official documents and in the misalignment of the creative-conceptual proposal with this conception.
Palavras-chave: ensino de filosofia
didática
currículo
ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29785
Data do documento: 10-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cecília Azeredo - Ensino de Filosofia.pdfTCC em PDF1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.