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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29802
Tipo: TCC
Título: Ensino religioso na educação brasileira: breve análise histórica
Autor(es): Silva, Jéssica Emanuelly Santos Barboza da
Primeiro Orientador: Barbosa, Rita Cristiana
Resumo: A religião sempre esteve presente na trajetória brasileira e, consequentemente, na educação e os debates em torno da religião na educação são tão antigos quanto o próprio país. Os colonizadores utilizaram a religião como forma de doutrinação e imposição de suas ideologias. A Constituição Federal (CF) de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, foram importantes instrumentos para mudar o ER no país. Este trabalho analisa brevemente a história do Ensino Religioso (ER) no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, do ponto de vista da história e da política. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que buscou discutir sobre a relação entre o ER e os perigos iminentes da intolerância religiosa e as questões de sua oferta nas escolas brasileiras, com base nos documentos citados. O trabalho teve abordagem qualitativa e utilizou o método dedutivo para identificar e analisar os significados construídos a partir desses textos. Os resultados demonstram que a história do ER sofreu várias tensões ao longo dos anos e que as lutas para tornar o ER mais plural e inclusivo ainda continuam, com alguns pequenos ganhos. Conclui-se que as normativas da BNCC não estão completamente em vigor e que a intolerância religiosa continua assolando o país, sendo necessário foco na formação docente, abertura para atuação docente em ER especializado nas escolas e cumprimento da legislação vigente.
Abstract: Religion has always been present in Brazilian history and, consequently, in education. Debates surrounding religion in education are as old as the country itself. Colonizers used religion as a means of indoctrination and imposition of their ideologies. The Federal Constitution of 1988, the Law of Directives and Bases for National Education (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB) of 1996, and the National Common Curricular Base (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) of 2018 were important instruments for changing education in the country. This paper briefly analyzes the history of Religious Education (RE) in Brazil, from the colonial period to the present day, from a historical and political perspective. It is a bibliographic and documentary research that sought to discuss the relationship between RE and the imminent dangers of religious intolerance, as well as the issues of its provision in Brazilian schools, based on the cited documents. The work had a qualitative approach and used the deductive method to identify and analyze the meanings constructed from these texts. The results show that the history of RE has undergone many tensions over the years and that the struggles to make RE more plural and inclusive are still ongoing, with some small gains. It is concluded that the norms of the BNCC are not fully enforced and that religious intolerance continues to plague the country, requiring a focus on teacher training, openness to teacher work in specialized RE in schools, and compliance with current legislation.
Palavras-chave: Ensino religioso
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Intolerância religiosa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29802
Data do documento: 16-Jun-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

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