Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29841
Tipo: Tese
Título: A voz da criança na poesia infantil brasileira
Autor(es): Azevedo, Sandrelle Rodrigues de
Primeiro Orientador: Alves, José Hélder Pinheiro
Resumo: Esta tese analisa a presença da voz da criança na poesia infantil brasileira, tendo como ponto de partida a obra Poesias infantis, de Olavo Bilac, publicada em 1904, até a produção contemporânea de poemas para crianças, num recorte de 100 livros a que tivemos acesso durante a pesquisa. Trazemos inicialmente um relato das mudanças na forma como a infância foi vista no ocidente através do tempo, fundamentados nos estudos de Ariès (1981), Gélis (1991) e Perrotti (1986), bem como suas especificidades em solo brasileiro, estudadas por Priore (2007) e Dourado e Fernandes (1999), e os desdobramentos dessa “descoberta” da infância pelas ciências humanas, apoiados em Gouvêa (2011) e Souza (1997). Apresentamos também como surge a literatura brasileira escrita para crianças, principalmente do ponto de vista das narrativas, e comentamos como esse olhar sobre a infância também pode ser estudado a partir do texto literário, embasados por Zilberman (1987), Lajolo e Zilberman (2002) e Coelho (2006, 2010). Em seguida, chegamos às especificidades da poesia nacional voltada para crianças, e fazemos um percurso histórico do aparecimento e desdobramentos da produção poética infantil no Brasil, dialogando com Bordini (1986, 1989), Coelho (2006), Cecantinni e Aguiar (2012), Camargo (2000, 2012) entre outros. Na sequência, trazemos os principais resultados quantitativos da análise do nosso corpus, e traçamos os critérios de definição das nossas categorias de análise. No último capítulo, olhamos, de maneira aprofundada, algumas obras poéticas completas, com foco nas vozes que se apresentam nos textos e suas relações com qualidade estética, época de produção, caráter pedagogizante e representatividade infantil. Por fim, concluímos que embora seja importante para uma possível identificação do leitor com o texto poético, o sujeito lírico é apenas um dos recursos que podem ser utilizados pelos autores de poemas para a produção de um texto em versos de qualidade para as crianças.
Abstract: This thesis analyzes the presence of the child's voice in Brazilian children's poetry, taking as a starting point the work Poesias Crianças, by Olavo Bilac, published in 1904, to the contemporary production of poems for children, in a selection of 100 books to which we had access during the search. We initially bring an account of the changes in the way childhood was seen in the West over time, based on the studies of Ariès (1981), Gélis (1991) and Perrotti (1986), as well as their specificities in Brazilian soil, studied by Priore ( 2007) and Dourado and Fernandes (1999), and the consequences of this “discovery” of childhood by the human sciences, supported by Gouvêa (2011) and Souza (1997). We also present how Brazilian literature written for children emerges, mainly from the point of view of narratives, and we comment on how this look at childhood can also be studied from the literary text, based on Zilberman (1987), Lajolo and Zilberman (2002) and Coelho (2006, 2010). Then, we arrive at the specificities of national poetry aimed at children, and make a historical journey of the appearance and developments of children's poetic production in Brazil, dialoguing with Bordini (1986, 1989), Coelho (2006), Cecantinni and Aguiar (2012), Camargo (2000, 2012) among others. Next, we bring the main quantitative results of the analysis of our corpus, and outline the criteria for defining our categories of analysis. In the last chapter, we look in depth at some complete poetic works, focusing on the voices that appear in the texts and their relationship with aesthetic quality, production period, pedagogical character and child representativeness. Finally, we conclude that although it is important for a possible identification of the reader with the poetic text, the lyrical subject is just one of the resources that can be used by authors of poems to produce a text in verses of quality for children.
Palavras-chave: Poesia infantil - Brasil
Voz da criança
Infância
Children's poetry - Brazil
Child's voice
Childhood
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29841
Data do documento: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SandrelleRodriguesDeAzevedo_Tese.pdf17,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons