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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29857
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos relacionados à hesitação vacinal: uma investigação à luz dos princípios de marketing social
Autor(es): Brito, Leandro Alves de
Primeiro Orientador: Barboza, Stephanie Ingrid Souza
Primeiro Coorientador: Mota, Flavio Perazzo Barbosa
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo principal identificar quais os aspectos comportamentais estão relacionados à hesitação da vacina contra a COVID-19 à luz do marketing social. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Para obtenção dos dados, foi realizada a aplicação de entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado, onde foram entrevistadas dez pessoas que manifestaram o comportamento da hesitação vacinal. Os dados obtidos com a aplicação das entrevistas foram categorizados na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin. As categorias do trabalho foram definidas aprioristicamente, sendo que as três categorias estabelecidas correspondem aos três objetivos específicos da pesquisa e as subcategorias correspondem às questões do roteiro de entrevista. Os resultados obtidos mostraram que entre os pesquisados houve a percepção de que a pandemia não foi grave e isso possivelmente teve implicações no comportamento da hesitação vacinal entre os pesquisados. Os dados obtidos na pesquisa indicam que os principais motivos para a hesitação vacinal entre os entrevistados são falta de confiança na eficácia da vacina, preocupação com possíveis problemas de saúde que a vacina pudesse causar e em menor incidência a influência cultural, religiosa ou política. Por fim, a pesquisa evidencia a necessidade de programas e campanhas de marketing social para vencer a hesitação vacinal no contexto brasileiro, dado o potencial inexplorado dessa abordagem.
Abstract: The main objective of this dissertation is to identify which behavioral aspects are related to vaccine hesitation against COVID-19 in the light of social marketing. It is a research of qualitative nature. To obtain the data, interviews were applied with the elaboration of a semi-structured script, where ten people who were interviewed expressed the behavior of vaccine hesitation. The data obtained from the application of questionnaires were categorized according to content analysis of Bardin. The categories of this study were defined a priori, with the three established categories corresponding to the three specific objectives of this research and the subcategories corresponding to the questions of the interview script. The results obtained showed that among the respondents the perception that the pandemic was not severe possibly had implications on the behavior of vaccine hesitancy toward the COVID-19 vaccine. The data obtained from the survey indicates that the main reasons for vaccine hesitancy among respondents are lack of confidence in the efficacy of the vaccine, concern about possible health problems the vaccine could cause, and, in a lower incidence, the cultural, religious, or political influence. Finally, the research highlights the need for social marketing programs and campaigns to overcome vaccine hesitancy in the Brazilian context, given the untapped potential of this approach.
Palavras-chave: Vacinação - Covid-19
Hesitação vacinal
Marketing social
Vaccine hesitancy
Social marketing
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29857
Data do documento: 28-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional

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