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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29874
Tipo: | Tese |
Título: | Espiritualidade no campo acadêmico da Educação Física: a formação do profissional de Educação Física na perspectiva do conceito ampliado de saúde e do ser integral |
Autor(es): | Cavalcanti, Jeane Odete Freire dos Santos |
Primeiro Orientador: | Possebon, Fabrício |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo destacar a importância da inclusão da espiritualidade e do conceito ampliado de saúde nos currículos acadêmicos dos cursos de Educação Física. A pesquisa foi motivada pela constatação de que muitos currículos estão focados apenas no aspecto físico, ignorando outras dimensões essenciais do ser humano. A pesquisa, realizada por meio de um programa de pós-graduação em Ciências das Religiões, busca promover uma abordagem profissional comprometida com um modelo humanizado de saúde. A introdução da disciplina "espiritualidade e saúde" nas matrizes curriculares dos cursos de Educação Física é vista como um avanço significativo na qualificação do profissional, fornecendo uma visão integrativa e multidimensional da saúde. Através da análise de currículos de dez cursos de Educação Física na Paraíba, a pesquisa identifica lacunas e apresenta as disciplinas que abordam a promoção de saúde de forma holística. Os resultados são tratados tanto quantitativamente, por meio de gráficos dimensionais, quanto qualitativamente, utilizando a análise fenomenológica das respostas dos participantes. Conclui-se que ainda há um longo caminho a percorrer na reformulação dos currículos para atender aos princípios norteadores da profissão e às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação e órgãos reguladores. Esta pesquisa que pretende contribuir para essa discussão, acrescentando a importância da espiritualidade, do conceito ampliado de saúde e do conhecimento do ser integral na formação inicial dos profissionais de Educação Física trouxe resultados que mostraram a necessidade de uma abordagem mais abrangente e holística no campo da Educação Física a partir da formação superior que vai gerar profissionais comprometidos com valores que integram os aspectos físicos, emocionais, mentais, espirituais e sociais para promover uma atuação profissional humanizada. A inclusão do componente curricular espiritualidade e saúde, bem como de disciplinas afins se mostrou relevante e pertinente a um novo contexto para esse profissional, possibilitando uma compreensão mais ampla da saúde e um cuidado mais completo aos indivíduos. |
Abstract: | This study aims to highlight the importance of including spirituality and the expanded concept of health in the academic curricula of Physical Education courses. The research was motivated by the observation that many curricula are focused only on the physical aspect, ignoring other essential dimensions of the human being. The research, carried out through a graduate program in Religious Sciences, seeks to promote a professional approach committed to a humanized model of health. The introduction of the subject "spirituality and health" in the curricular matrices of Physical Education courses is seen as a significant advance in professional qualification, providing an integrative and multidimensional view of health. Through the analysis of curricula of ten Physical Education courses in Paraíba, the research identifies gaps and presents the disciplines that approach health promotion in a holistic way. The results are treated both quantitatively, through dimensional graphs, and qualitatively, using the phenomenological analysis of the participants' responses. It is concluded that there is still a long way to go in reformulating curricula to meet the guiding principles of the profession and the guidelines established by the Ministry of Education and regulatory bodies. This research that intends to contribute to this discussion, adding the importance of spirituality, the expanded concept of health and the knowledge of the integral being in the initial training of Physical Education professionals brought results that showed the need for a more comprehensive and holistic approach in the field of Physical Education from the higher education that will generate professionals committed to values that integrate the physical aspects, emotional, mental, spiritual and social to promote a humanized professional performance. The inclusion of the curricular component spirituality and health, as well as related disciplines proved relevant and pertinent to a new context for this professional, enabling a broader understanding of health and a more complete care for individuals. |
Palavras-chave: | Ciência religiosa Espiritualidade Educação Física - Saúde Ser integral Formação acadêmica Religious science Spirituality Physical Education - Health To be integral Academic education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência das Religiões |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29874 |
Data do documento: | 27-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
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