Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29875
Tipo: Dissertação
Título: Técnica estendida no oboé: estudos e proposições de processos facilitadores para a prática interpretativa
Autor(es): Fonseca Júnior, José Agostinho da
Primeiro Orientador: Domingues, Ravi Shankar Viana
Resumo: A busca por novas sonoridades como recurso expressivo está presente na música há muitos séculos. Tal demanda impulsiona compositores e instrumentistas a explorar novos sons para suas composições e interpretações, dentre eles: as técnicas estendidas. O presente trabalho pretende promover o estudo dessas técnicas para os oboístas através dos processos facilitadores, decodificando e sistematizando os elementos necessários para sua execução. Inicialmente conceituam-se, contextualizam-se e descrevem-se as técnicas estendidas e seu desenvolvimento no repertório para o oboé. Por meio da revisão bibliográfica, foram propostos processos facilitadores para realização de cinco técnicas estendidas no oboé: multifônico, harmônico, frulatto, trinado duplo e glissando. As técnicas selecionadas foram fruto da pesquisa documental realizada em programas de concursos internacionais. Os processos facilitadores foram elaborados buscando estratégias que primam pela autopercepção para o desenvolvimento reflexivo das habilidades necessárias para a aprendizagem e aprimoramento das técnicas estendidas no oboé. Como parte da metodologia, foram elaborados arranjos de cantigas de roda brasileiras com a utilização das técnicas estendidas para exemplificar o potencial expressivo desses recursos sonoros na construção de uma performance musical. Acredita-se que os processos facilitadores podem oportunizar um acesso gradativo às técnicas estendidas, ampliando as possibilidades expressivas dos oboístas, além de, contribuir para o aprimoramento das suas habilidades técnicas e interpretativas.
Abstract: The search for new sounds as an expressive resource has been present in music for many centuries. This demand drives composers and instrumentalists to explore new sounds for their compositions and interpretations, among these: extended techniques. The present work intends to promote the study of these techniques for oboists through facilitating processes, decoding and systematizing the necessary elements for their execution. Initially, the extended techniques and their development in the oboe repertoire are conceptualized, contextualized and described. Through the bibliographic review, facilitating processes were proposed for the realization of five extended techniques on the oboe: multiphonic, harmonic, fluttering, double trill and glissando. The selected techniques were the result of documentary research carried out in international competition programs. The facilitating processes were designed seeking strategies that excel in self-perception for the reflective development of the skills necessary for learning and improving extended techniques on the oboe. As part of the methodology, arrangements of Brazilian nursery rhymes were created using extended techniques to exemplify the expressive potential of these sound resources in the construction of a musical performance. It is believed that the facilitating processes can provide a gradual access to extended techniques, expanding the expressive possibilities of oboists, in addition to contributing to the improvement of their technical and interpretive skills.
Palavras-chave: Música - Oboé
Técnica estendida
Práticas interpretativas
Processos facilitadores
Pedagogia da performance
Music - Oboe
Extended technique
Interpretive practices
Facilitating processes
Performance pedagogy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29875
Data do documento: 28-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséAgostinhoDaFonsecaJúnior_Dissert.pdf23,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons