Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29894
Tipo: Dissertação
Título: Atividades de consciência fonológica na produção do inglês como L2: uma proposta de material didático para alunos do ensino médio
Autor(es): Raimundo, Klécio de Assis
Primeiro Orientador: Pedrosa, Juliene Lopes Ribeiro
Resumo: Ao observar os estudos ligados ao processo de aquisição de língua estrangeira, como L2, percebe-se que existem várias diferenças entre a língua materna (L1) e a L2, que acabam influenciando o processo de transferência fonológica da L1 para a L2. Dessa forma, torna-se pertinente utilizar métodos que se apropriem de conceitos como o da consciência fonológica para o processo de assimilação e compreensão das características fonético-fonológicas da língua-alvo, que correlaciona o conhecimento fonológico prévio dos alunos com as novas perspectivas trazidas pela L2. Para fundamentar esta pesquisa, foram utilizados estudos prosódicos (Cagliari, 1992; Nespor, 2010; Gayer, 2015), a teoria acústica de produção da fala (Sousa, 1994; Barbosa; Madureira, 2015) e os estudos sobre consciência fonológica (Freitas, 2011; Alves, 2012). Nesse sentido, o presente estudo busca propor um material didático para o ensino médio, mais especificamente para o componente curricular de língua inglesa, que apresente atividades com o objetivo de abordar a oralidade em conjunto com a escrita e a leitura, buscando, assim, impulsionar o conhecimento sobre a consciência fonológica que auxilia no processo de aquisição da L2, reduzindo a transferência das características fonético-fonológicas da L1 para a L2. A hipótese é que o trabalho que prioriza a utilização da oralidade e o desenvolvimento da consciência fonológica possibilita reduzir a transferência fonológica que ocorre no processo de aquisição de uma L2.
Abstract: Observing the studies related to the process of acquiring a foreign language as an L2, one can see that there are several points of dissimilarity between the mother tongue (L1) and the L2, which end up influencing a process of phonological transfer from L1 to L2. Thus, the use of methods that appropriate concepts such as phonological awareness becomes relevant for the process of assimilation/understanding of phonetic-phonological characteristics of the target language, which correlates the students' previous phonological knowledge with the new perspectives brought by L2. To support this research, prosodic studies were used (Cagliari, 1992; Nespor, 2010; Gayer, 2015); the acoustic theory of speech production (Sousa, 1994; Barbosa; Madureira, 2015); and studies on Phonological Awareness (Freitas, 2011; Alves, 2012). In this bias, the present study seeks to propose didactic material for high school, more specifically for the English language curriculum component, which presents activities that aim at an approach focused on the use of orality linked to writing and reading, thus seeking to boost knowledge about phonological awareness that helps in the L2 acquisition process, attenuating the transfer of the phonetic-phonological characteristics of the L1 over the L2. It is hypothesized that the work that prioritizes the use of orality and the development of phonological awareness makes it possible to attenuate the phonological transfer that occurs in the process of acquiring an L2.
Palavras-chave: Linguística - Ensino
Aquisição de L2
Consciência fonológico
Proposta de material didático
Linguistics - Teaching
L2 Acquisition
Phonological awareness
Teaching material proposal
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29894
Data do documento: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KlécioDeAssisRaimundo_Dissert.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons