Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29929
Tipo: | Dissertação |
Título: | Concerto didático na escola : uma experiência de aprendizagem musical a partir da prática coral |
Autor(es): | Araujo, Ervetton Carlos |
Primeiro Orientador: | Santos, Carla Pereira dos |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo compreender e analisar como os alunos que atuam no coral aprendem música a partir do concerto didático, elucidando aspectos pedagógico-musicais que permeiam a prática coral e o concerto didático no que diz respeito à aprendizagem dos alunos que participaram do coral da escola como atividade musical. A Escola Cidadã Integral Técnica Deputado Genival Matias, localizada na cidade de Juazeirinho-PB, foi o campo abrangido por esse trabalho, e teve como objeto da pesquisa o Coral Vozes da ECIT. Para tanto, o trabalho realizado com o coral seguiu um plano de trabalho que contemplou toda a proposta, roteirizando as etapas da pesquisa, assim como a toda a aplicação das atividades pertinentes e organizadas para esse trabalho. Nesse sentido, a aprendizagem cooperativa pela concepção de Johnson, Johnson e Holubec (1999) foi o campo teórico que baseou a pesquisa, servindo como lente para enxergar os aspectos pedagógicos, sociais e de aprendizagem no coral da escola. Dessa forma, foi através da aplicação de atividades musicais respectivo ao canto coral, aliado ao concerto didático, que busquei, por meio de observações, entrevistas, registros audiovisuais, anotações e diálogo direto com os alunos participantes da pesquisa, explanar como ocorreu a aprendizagem musical dos alunos durante a prática coral e a construção do concerto didático. Neste sentido, a pesquisa seguiu pelo percurso da metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso. À vista disso, olhando para o caminho metodológico qualitativo, a pesquisa qualitativa auxiliou o trabalho da proposta em relação a investigação, exploração e análise pedagógico-musical, elucidando a questão da pesquisa, dispondo assim de instrumentos para a coleta de dados, cujo quais foram as observações, diálogos, notas de diário de campo realizados a cada encontro planejado, registros fotográficos, vídeos, emprego do plano de trabalho da pesquisa e entrevistas que foram realizadas com os alunos participantes do coral, no intuito de aferir as percepções sobre a aprendizagem musical dos integrantes do coral da escola. Como resultados, foi constatado que os alunos aprendem música no concerto didático a partir do próprio fazer musical, intrinsecamente ligado a uma atuação direta, em um processo de construção conjunta, ligado a um único objetivo: aprender e ensinar, por meio do concerto didático. |
Abstract: | This research aims to understand and analyze how the students who work in the choir learn music from the didactic concert, elucidating musical-pedagogical aspects that permeate the choral practice and the didactic concert with regard to the learning of the students who participated in the choir of the school as a musical activity. The Escola Cidadã Integral Técnica Deputado Genival Matias, located in the city of Juazeirinho-PB, was the field covered by this work, and had as object of research the Coral Vozes da ECIT. To this end, the work carried out with the choir followed a work plan that included the entire proposal, scripting the stages of the research, as well as all the application of the relevant and organized activities for this work. In this sense, cooperative learning, based on the conception of Johnson, Johnson and Holubec (1999), was the theoretical field on which the research was based, serving as a lens to see the pedagogical, social and learning aspects of the school choir. In this way, it was through the application of musical activities related to choral singing, combined with the didactic concert, that I sought, through observations, interviews, audiovisual records, notes and direct dialogue with the students participating in the research, to explain how musical learning occurred. of the students during the choral practice and the construction of the didactic concert. In this sense, the research followed the path of qualitative methodology, through a case study. In view of this, looking at the qualitative methodological path, the qualitative research helped the work of the proposal in relation to investigation, exploration and musical-pedagogical analysis, elucidating the research question, thus having instruments for the collection of data, which were the observations, dialogues, field diary notes made at each planned meeting, photographic records, videos, use of the research work plan and interviews that were carried out with the students participating in the choir, in order to assess perceptions about musical learning members of the school choir. As a result, it was found that students learn music in the didactic concert from their own musical making, intrinsically linked to a direct performance, in a process of joint construction, linked to a single objective: to learn and teach, through the didactic concert. |
Palavras-chave: | Educação básica - Aprendizagem musical Prática coral Concerto didático Aprendizagem cooperativa Basic education school Music learning Choral practice Didactic concert Cooperative learning |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Programa: | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29929 |
Data do documento: | 20-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ErvettonCarlosAraujo_Dissert.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons