Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29993| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | A presença Indígena na educação contábil: um estudo de caso no campus IV da UFPB |
| Autor(es): | Rodrigues, Pedro Thiago |
| Resumo: | A presença dos povos indígenas nas instituições universitárias é de importância significativa e em contínua transformação, espelhando o esforço, dos povos tradicionais, para garantir a inclusão e o reconhecimento das culturas indígenas no contexto do Ensino Superior. Essa participação pode ser vista como uma porta de entrada para o aprendizado estruturado, impulsionando a multiplicidade cultural e fortificando as próprias identidades indígenas. Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, que teve o objetivo de investigar os motivos que inibem ou incentivam os alunos indígenas a escolherem o curso de Ciências Contábeis como formação superior nesse contexto específico. A metodologia empregada na pesquisa foi mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. A amostra selecionada foi composta por alunos indígenas matriculados ou graduados no referido curso. Assim, a participação foi determinada considerando a disponibilidade e a adesão voluntária dos alunos à pesquisa. Ao final, a amostra totalizou onze participantes, sendo seis alunos e cinco egressos. Os resultados apontam que os indígenas do curso de Ciências Contábeis consideram a matriz curricular do curso como eficiente. Constata-se que os mesmos recebem apoio em suas necessidades como estudantes, contudo, há desafios, como a necessidade do curso promover mais atividades práticas, proporcionando interação com o mercado de trabalho e ações capazes de auxiliar nas dificuldades individuais. A partir disso, conclui-se que é necessária à formulação de políticas e programas educacionais na universidade, visando a redução das desigualdades e o fortalecimento da diversidade cultural no Ensino Superior. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Educação Contábil Indígena Mercado de trabalho |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29993 |
| Data do documento: | 23-Out-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PedroThiagoRodrigues_TCC.pdf | TCC | 826,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| PedroThiagoRodrigues_TERMO.pdf | TERMO | 475,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
