Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29993
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A presença Indígena na educação contábil: um estudo de caso no campus IV da UFPB
Autor(es): Rodrigues, Pedro Thiago
Resumo: A presença dos povos indígenas nas instituições universitárias é de importância significativa e em contínua transformação, espelhando o esforço, dos povos tradicionais, para garantir a inclusão e o reconhecimento das culturas indígenas no contexto do Ensino Superior. Essa participação pode ser vista como uma porta de entrada para o aprendizado estruturado, impulsionando a multiplicidade cultural e fortificando as próprias identidades indígenas. Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, que teve o objetivo de investigar os motivos que inibem ou incentivam os alunos indígenas a escolherem o curso de Ciências Contábeis como formação superior nesse contexto específico. A metodologia empregada na pesquisa foi mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. A amostra selecionada foi composta por alunos indígenas matriculados ou graduados no referido curso. Assim, a participação foi determinada considerando a disponibilidade e a adesão voluntária dos alunos à pesquisa. Ao final, a amostra totalizou onze participantes, sendo seis alunos e cinco egressos. Os resultados apontam que os indígenas do curso de Ciências Contábeis consideram a matriz curricular do curso como eficiente. Constata-se que os mesmos recebem apoio em suas necessidades como estudantes, contudo, há desafios, como a necessidade do curso promover mais atividades práticas, proporcionando interação com o mercado de trabalho e ações capazes de auxiliar nas dificuldades individuais. A partir disso, conclui-se que é necessária à formulação de políticas e programas educacionais na universidade, visando a redução das desigualdades e o fortalecimento da diversidade cultural no Ensino Superior.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação Contábil
Indígena
Mercado de trabalho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29993
Data do documento: 23-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PedroThiagoRodrigues_TCC.pdfTCC826,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PedroThiagoRodrigues_TERMO.pdfTERMO475,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons