Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30017
Tipo: Dissertação
Título: O racismo estrutural e as suas consequências na representação da mulher negra no ensino de História
Autor(es): Almeida, Walcilene Morais da Silva
Primeiro Orientador: Leite, Priscilla Gontijo
Resumo: Esta pesquisa tem como tema central analisar o racismo estrutural no Ensino de História, observando como este repercute na invisibilidade do protagonismo da mulher negra nos processos históricos estudados nos conteúdos da Educação Básica do Ensino Fundamental- Anos Finais. Para isso, trabalhamos diversos conceitos, dentre eles, o de racismo estrutural, feminismo negro e racismo genderizado. Como forma para superar esses apagamentos, vamos buscar nas metodologias ativas que nos auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. As ferramentas escolhidas são os jogos educativos, que têm em seus enredos e protagonismo mulheres negras nos processos históricos estudados em sala de aula, mas que sofrem apagamentos devido ao racismo estrutural. Para isso, vamos trabalhar o conceito de gamificação e o seu uso no ambiente educacional. Para a construção dessa pesquisa, utilizaremos no referencial teórico os trabalhos de Grada Kilomba, Silvio de Almeida, Achille Mbembe, Lélia Gonzalez, para trabalhar os conceitos, como raça, racismo, interseccionalidade e negritude. Em relação a como o racismo e a desigualdade de gênero se enraizaram na formação social do Brasil, utilizamos os seguintes autores: James Pinsky, Emília Viotti da Costa e Mary De Priore e Darci Ribeiro. Sobre o Ensino de História, metodologias ativas, jogos e gamificação, utilizamos como referencial teórico Circe Bittencourt, Maria Auxiliadora Schimidt e Lilian Bacich. A finalidade desta pesquisa é auxiliar os professores de História da Educação Básica a observar o racismo estrutural nos conteúdos, por meio do apagamento do protagonismo das mulheres negras no conhecimento histórico escolar e os ajudar a superá-lo mediante metodologias ativas que auxiliem no engajamento dos discentes, como os jogos e a gamificação.
Abstract: The present research has as its central theme to analyse the structural racism in the Teaching of History, observing how this in the repercussion in the invisibility of the protagonism of the black woman in the historical processes studied in the contents of the Basic Education of the Elementary School Final Years. For this, we work several concepts, among them structural racism, black feminism, and gendered racism. As a way to overcome these erasures, we will seek in the active methodologies that help us in the teaching and learning process, the chosen tool are the educational games, which has in its plots and protagonism black women in the historical processes studied in the classroom, but who suffer erasures due to structural racism. For this, we will work on the concept of gamification and its use in the educational environment. For the construction of this research, we will use in the theoretical framework the works of Grada Kilomba, Silvio de Almeida, Achille Mbembe, Lélia Gonzalez, to work on concepts such as race, racism, intersectionality, and blackness. In relation to how racism and gender inequality took root in the social formation of Brazil, we used the following James Pinsky, Emilia Viotti da Costa and Mary De Priore and Darci Ribeiro. On History Teaching, active methodologies, games, and gamification, we used as theoretical reference, Circe Bittencourt, Maria Auxiliadora Schmidt, and Lilian Bacich. The purpose of this research is to help teachers of History of Basic Education to observe structural racism in the contents, through the erasure of the protagonism of black women in school historical knowledge and help them overcome them through active methodologies that assist in the engagement of students, such as games and gamification.
Palavras-chave: Racismo
Racismo estrutural
Feminismo negro
Racismo genderizado
História - Ensino
Ensino de História - Gamificação
Protagonismo feminino
Racism
Structural racism
Black feminism
Genderized racism
History - Teaching
Teaching History - Gamification
Female protagonism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30017
Data do documento: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WalcileneMoraisDaSilvaAlmeida_Dissert.pdf5,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons