Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30030| Tipo: | TCC |
| Título: | A utilização de planilhas eletrônicas como instrumento didático no processo de ensino e aprendizagem da matemática: uma análise bibliográfica |
| Autor(es): | Borges, Rodrigo da Silva Lima |
| Primeiro Orientador: | Santos, Eduardo Gonçalves dos |
| Resumo: | A utilização de recursos tecnológicos, no âmbito educacional, tem contribuído para que os docentes dinamizem as suas aulas e as deixem mais atrativas aos alunos. Nessa perspectiva, o uso de planilhas eletrônicas tem sido um suporte de apoio para o ensino da Matemática, a fim de potencializar o aprendizado na disciplina em sala de aula. O presente estudo tem como objetivo analisar algumas bibliografias que mostram a importância da utilização de planilhas eletrônicas como instrumentos didáticos com intenção de potencializar o processo de ensinoaprendizagem na sala de aula da Matemática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Foi realizado levantamento de estudo sobre a temática nas principais bases de dados de 2003 a 2023. Concluímos que a utilização da planilha eletrônica, além de ser simples e divertida, relaciona teoria e prática; pode contribuir no processo de construção do conhecimento do aluno nos conceitos matemáticos, desde que o professor o estimule a participar ativamente, de modo a refletir sobre o objeto de estudo, a fim de gerar novos saberes. |
| Abstract: | The use of technological resources in education has contributed to teachers making their classes more dynamic and attractive to students. In this perspective, the use of spreadsheets has been a supporting tool for teaching Mathematics, aiming to enhance learning in the classroom. This study aims to analyze some bibliographies that show the importance of using spreadsheets as didactic instruments to enhance the teaching-learning process in Mathematics classes. It is a qualitative bibliographic research. A study survey was conducted on the subject in the main databases from 2003 to 2023. We conclude that the use of spreadsheets, besides being simple and fun, relates theory and practice; it can contribute to the student's knowledge construction process in mathematical concepts, provided that the teacher encourages active participation, reflecting on the object of study in order to generate new knowledge. |
| Palavras-chave: | Matemática Planilhas eletrônicas Ensino-aprendizagem em matemática |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Matemática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30030 |
| Data do documento: | 10-Nov-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RSLB17042024.pdf | 447,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
