Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30032
Tipo: | TCC |
Título: | Entre o aprender e o ensinar cartografia: relato de experiência no estágio supervisionado em geografia na ECIT Padre Hildon Bandeira - João Pessoa/PB |
Autor(es): | Monteiro, Maria Carolina Gomes |
Primeiro Orientador: | Albuquerque, Maria Adailza Martins de |
Resumo: | O presente trabalho ora apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), busca refletir sobre o aprender e o ensinar Cartografia, relacionando a formação acadêmica com a prática docente no ensino fundamental, especialmente nos anos finais. O interesse em investigar e analisar essa temática se deu a partir da regência e do conteúdo selecionado, por intermédio das atividades desenvolvidas na disciplina Estágio Supervisionado de Ensino II, o que me fez refletir sobre a minha formação e sobre as disciplinas que tratam dos conteúdos deste campo do conhecimento, fundamental para a Geografia. Dessa forma, este trabalho constitui-se num relato de experiência, apoiado na pesquisa bibliográfica e elaborado com base nas minhas vivências no Estágio Supervisionado de Ensino II, vinculado ao Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus I. Diante disso, a realização do mesmo se deu em uma turma do 6º ano do ensino fundamental da ECIT Padre Hildon Bandeira, situada no bairro da Torre em João Pessoa-PB. Com isso, destaca-se a importância da contribuição do componente curricular de Cartografia Escolar para a minha formação, pois foi a partir dela que pude realizar minha regência de maneira confiante, fazendo o uso da linguagem cartográfica e contribuindo para um ensino de Geografia significativo na vida do(a)s aluno(a)s, valorizando e espacializando a realidade em que estão inseridos. Além disso, lidar com as distrações e inquietações do(a)s estudantes durante o estágio foi bastante desafiador, mas vale ressaltar, que estes momentos foram importantes para entender o cotidiano do professor e refletir sobre as diferentes realidades escolares. Com isso, o Estágio Supervisionado é um espaço de reflexão e de construção da identidade profissional. |
Abstract: | The work presented here as a Capstone Project, aims to reflect on the learning and teaching of cartography, relating academic education with teaching practice in middle school, especially in the final years. The interest in investigating and analyzing the theme came from the teaching experience and the selected theme, through activities developed during the subject Supervised Teaching Internship II, making me reflect on my education and the subjects that involve the topics of this field, that are fundamental to Geography. Therefore, this work is composed of my experience report, being supported by bibliographic research and elaborated with my personal experiences in Supervised Teaching Internship II, from the major of Geography (Licensure) in the Federal University of Paraíba (UFPB) – Campus I. That said, the internship occurred in a sixth-grade class in a middle school named Technical Integral Citizen School Padre Hildon Bandeira, located in the neighborhood Torre in the city of João Pessoa, in Paraiba State. In this sense, it highlighted the importance of the subject School Cartography to my education, since it was because of it that I could teach with confidence, using cartographic language and contributing to a significant Geography education in the students’ lives, valuing and spacializing the reality in which they are a part of. Furthermore, dealing with the students’ distractions and inquietude during the internship was very challenging, but those moments were important to understand the daily life of a teacher and reflect on the different schools’ realities. Hence, the Supervised Internship is a space for reflection and construction of a professional identity. |
Palavras-chave: | Geografia Estágio supervisionado Formação de professores Cartografia escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geociências |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30032 |
Data do documento: | 10-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCGM17042024.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.