Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30062| Tipo: | TCC |
| Título: | Uso de problemas matemáticos para o desenvolvimento intelectual em crianças no ensino fundamental |
| Autor(es): | Monteiro, Geciel |
| Primeiro Orientador: | Venegas, Pedro Antonio Gómez |
| Resumo: | Os Problemas Matemáticos ao serem estudados no Ensino Fundamental proporcionam um amadurecimento lógico-matemático nas crianças quando são estimuladas a buscarem por uma solução. Nessa busca, é preciso que os alunos aprendam a usarem estratégias através do raciocino, verificando se suas etapas foram aplicadas corretamente; o que colabora para um amadurecimento das suas estruturas cognitivas. O objetivo deste trabalho é reflexionar a respeito da influência das situações problemas, no raciocínio lógico das crianças do Ensino Fundamental. O trabalho está fundamentado em autores tais como Souza (2015); Mesquita e Pinheiro (2021), Santos (2017) entre outros. Apresentam-se alguns resultados de pesquisas que demonstram a influência dos problemas matemáticos nas questões cognitivas como também observamos estudos que contribuíram para o tema. Conclui-se que os exercícios matemáticos propostos dentro de uma situação problema, com um contexto, são mais relevantes para as crianças e por tanto levam a um sucesso maior desenvolvendo desta forma seu intelecto. |
| Abstract: | Mathematical Problems, when studied in Elementary School, provide logicalmathematical maturity in children when they are encouraged to search for a solution. In this search, students must learn to use strategies through reasoning, checking whether their steps were applied correctly; which contributes to the maturation of their cognitive structures. The objective of this work is to reflect on the influence of problem situations on the logical reasoning of elementary school children. The work is based on authors such as Souza (2015); Mesquita e Pinheiro (2021), Santos (2017) among others. Some research results are presented that demonstrate the influence of mathematical problems on cognitive issues, as well as studies that contributed to the topic. It is concluded that the mathematical exercises proposed within a problem situation, with a context, are more relevant for children and therefore lead to greater success, developing their intellect in this way. |
| Palavras-chave: | Matemática Situação problema - Raciocínio lógico Desenvolvimento cognitivo - Crianças |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Matemática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30062 |
| Data do documento: | 23-Nov-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GM19042024.pdf | 733,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
