Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30084
Tipo: Tese
Título: Ensino de geografia e formação continuada de professores: possibilidades de mediação didática do conceito de lugar para a geografia escolar
Autor(es): Silva, Eliane Souza da
Primeiro Orientador: Pinheiro, Antonio Carlos
Resumo: O presente trabalho parte do entendimento de que a formação continuada de professores, por meio da pesquisa colaborativa, contribui para a aprendizagem significativa da Geografia Escolar, através da mediação didática, levando em consideração o lugar de vivência do aluno. O desenvolvimento dessa tese teve como principal objetivo analisar as possibilidades da mediação didática para a formação continuada de professores, e o ensino-aprendizagem do conceito de lugar na Geografia Escolar em Cabedelo-PB. Buscamos também conhecer o perfil dos sujeitos colaboradores da pesquisa e suas relações com o lugar, a partir da cidade de Cabedelo. Dessa maneira, identificamos como os conteúdos geográficos foram abordados para verificar se os professores relacionam a realidade do lugar onde atuam, na sala de aula, e quais as dificuldades que encontram em contextualizar com os conhecimentos geográficos. Assim, desenvolvemos ações didáticas colaborativas para a formação continuada dos professores de Geografia, e para o ensino-aprendizagem dos alunos, e refletimos sobre a importância do conceito de lugar na mediação didática da Geografia Escolar. Levamos em consideração a experiência e o conhecimento dos professores e dos alunos. Em nossa tese damos evidência ao conceito de lugar, pois este atinge uma dimensão de destaque em sua reafirmação na produção teórica geográfica. Assim, temos como locais de pesquisa três escolas municipais da cidade de Cabedelo que possuem o 6º ano do Ensino Fundamental. Já os sujeitos colaboradores são três professores de Geografia, que atuam nas escolas selecionadas e os seus respectivos alunos. A seleção da turma do 6º ano se deu pelo fato dos conteúdos que são trabalhados nesse ano, que de forma geral buscam preparar os alunos para se localizarem no mundo, compreender o local onde vivem e as relações entre natureza e sociedade. Logo, a pesquisa tem caráter qualitativo com a utilização da pesquisa colaborativa, do uso de questionário, de entrevista semiestruturada, de observação participante e da execução de ações didáticas colaborativas. A partir dos resultados obtidos por meio dos instrumentos utilizados nessa pesquisa, verificamos que atingimos os objetivos propostos e conseguimos contribuir com a formação continuada dos professores de Geografia, sujeitos colaboradores da investigação, utilizando-se do conceito de lugar na mediação do ensino-aprendizagem. Percebemos a importância da formação continuada para a mediação didática do conceito de lugar na Geografia Escolar e observamos que as experiências vivenciadas pelos docentes no lugar Cabedelo necessitavam de um conhecimento mais aprofundado, para assim conseguirem contextualizar os conteúdos com a realidade dos alunos. Todavia, a pesquisa colaborativa contribuiu para essa formação. Por meio da Geografia do lugar, da confirmação dos professores e alunos, verificamos que Cabedelo se constitui como um espaço de aprendizagem para a Geografia Escolar no Ensino Fundamental. E que o conhecimento desse lugar, a partir da formação continuada com as ações didáticas colaborativas, contribuiu para a mediação da Geografia Escolar, e o conhecimento e a vivência do professor na cidade de Cabedelo, proporcionado pela pesquisa colaborativa, os possibilitou realizar aulas mais contextualizadas.
Abstract: The present study stems from the understanding that teachers’ continuous formation, by means of collaborative research, adds up to the meaningful learning of School-based Geography, through didactic mediation, taking into consideration student’s experience. The development of this thesis had as main objective to analyse the didactic mediation possibilities to the teachers’ continuous formation, and the teaching and learning of the concept of place in the School-based Geography in Cabedelo-PB. We have also seeked to know the research collaborative subjects’ profiles and their relations to the place, as of the city of Cabedelo. Therefore, we have identified the way the geographic contents were approached to verify whether the teachers relate to the reality of the place where they perform, in the classroom, and which difficulties they find to contextualize with the geographical knowlege. That way, we have developed collaborative didactic actions to the Geography teachers’ continuous formation, and to the teaching and learning of the students, and we have reflected upon the importance of the concept of place in the didactic mediation of School-based Geography. We ave taken into consideration teachers and students’ experience and knowledge. In our thesis we emphasize the concept of place, since it reaches a highlight extent in its restatement in the geographical theoretical production. Thus, we have as places of researching three municipal schools in the city of Cabedelo that have the 6th grade of the Primary Level. As for the collaborative subjects there are three Geography teachers, who work at the selected schools and their respective students. The selection of the 6th grade group was due to the fact of the contentes worked with this year, which in general aim at preparing the students to find themselves in the world, understand the place where they live and the relations between nature and society. Therefore, the research has a qualitative character with the use from the collaborative research, the use of questionaire, semi-structured interview, participant observation and the enforcement of collaborative didactic actions. From the results obtained by means of the instruments used in this research, we observed that we have rechead the proposed objectives and we managed to contribute to the Geography teachers’ continuous formation, collaborative subjects of the investigation, making use of the concept of place in the mediation of the teaching and learning process. We have realized the importance of the continuous formation to the didactic mediation of the concept of place in the School-based Geography and we have observed that the experiences lived by the teachers in Cabedelo needed a more thorough knowledge, so they could contextualize the contentes to the reality of the students. However, the collaborative research contributed to this formation. Through the Geography of the place, the confirmation of the teachers and students, we verified that Cabedelo constitutes a space of learning of School-based Geography in the Primary Level. And that the knowledge of this place, as of the continuous formation with the collaborative didactic actions, has contributed to the School-based Geography mediation, and that the knowledge and experience of the teacher in the city of Cabedelo, provided by the collaborative research, enabled them to conduct more contextualized classes.
RESUMEN. El presente trabajo parte del entendimiento de que la formación permanente de los docentes, a través de la investigación colaborativa, contribuye al aprendizaje significativo de la Geografía Escolar, a través de la mediación didáctica, teniendo en cuenta el lugar de experiencia del alumno. El desarrollo de esta tesis tuvo como objetivo principal analizar las posibilidades de la mediación didáctica para la formación permanente de profesores, y la enseñanza-aprendizaje del concepto de lugar en la Geografía Escolar de Cabedelo-PB. También buscamos conocer el perfil de los colaboradores de la investigación y sus relaciones con el lugar, a partir de la ciudad de Cabedelo. De esta forma, identificamos cómo se abordaron los contenidos geográficos para verificar si los docentes relacionan la realidad del lugar donde trabajan, en el aula, y qué dificultades encuentran para contextualizar con los saberes geográficos. Así, desarrollamos acciones didácticas colaborativas para la formación continua de los profesores de Geografía, y para la enseñanza-aprendizaje de los estudiantes, y reflexionamos sobre la importancia del concepto de lugar en la mediación didáctica de la Geografía Escolar. Tenemos en cuenta la experiencia y los conocimientos de profesores y alumnos. En nuestra tesis, damos evidencia al concepto de lugar, en tanto alcanza una dimensión destacada en su reafirmación en la producción teórica geográfica. Así, tenemos como sitios de investigación tres escuelas municipales de la ciudad de Cabedelo que cuentan con el 6° año de la Enseñanza Fundamental. Los sujetos colaboradores son tres profesores de Geografía, que trabajan en las escuelas seleccionadas y sus respectivos alumnos. La selección de la clase de 6º grado se debió al contenido que se trabaja ese año, que en general busca preparar a los estudiantes para encontrar su lugar en el mundo, comprender el lugar donde viven y las relaciones entre la naturaleza y la sociedad. Por lo tanto, la investigación tiene un carácter cualitativo com el uso de la investigación colaborativa, uso de cuestionario, entrevista semiestructurada, observación participante y la ejecución de acciones didácticas colaborativas. A partir de los resultados obtenidos a través de los instrumentos utilizados en esta investigación, comprobamos que logramos los objetivos propuestos y logramos contribuir a la formación permanente de los profesores de Geografía, colaboradores de la investigación, utilizando el concepto de lugar en la mediación de la enseñanza-aprendizaje. Nos dimos cuenta de la importancia de la educación continua para la mediación didáctica del concepto de lugar en la Geografía Escolar y observamos que las experiencias vividas por los docentes del lugar Cabedelo necesitaban un conocimiento más profundo, para que pudieran contextualizar los contenidos con la realidade los de los estudiantes. Sin embargo, la investigación colaborativa contribuyó a esta formación. A través de la Geografía del lugar, la constatación de docentes y alumnos, comprobamos que Cabedelo se constituye como un espacio de aprendizaje de la Geografía Escolar en la Enseñanza Básica. Y que el conocimiento de este lugar, a partir de la formación continua con acciones didácticas colaborativas, contribuyó a la mediación de la Geografía Escolar, y el conocimiento y experiencia de los docentes en la ciudad de Cabedelo, proporcionados por la investigación colaborativa, les permitió realizar clases más contextualizadas.
Palavras-chave: Geografia - Ensino
Formação continuada - Professores
Mediação didática
Pesquisa colaborativa
Geografia escolar
Geography - Teaching
Continuous formation - Teachers
Didactic mediation
Collaborative research
School-based Geography
Formación continua - Profesorado
Mediación didáctica
Investigación colaborativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30084
Data do documento: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElianeSouzaDaSilva_Tese.pdf11,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons