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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30092
Tipo: TCC
Título: Algoritmo chinês para o cálculo da raiz quadrada
Autor(es): Assis, Yohanne Sunally Medeiros Souto de
Primeiro Orientador: Souza, Fernando Antônio Xavier de
Resumo: O cálculo da raiz quadrada é uma operação matemática que acompanha todos os níveis escolares, revela-se um grande desafio para estudantes e professores, pois os estudantes enfrentam a dificuldade de entender as operações e os professores têm dificuldades de encontrar a metodologia adequada, facilitadora para ensinar os cálculos de encontrar as raízes exatas e não exatas. No decorrer da história da matemática, foram desenvolvidos vários algoritmos que tornam possível calcular, aproximadamente, raízes quadradas. O método chinês consiste em somar ou subtrair os números impares consecutivos, começando pelo número 1 até obter o número desejado e depois contar quantos passos precisou para chegar ao resultado final. Dessa forma o objetivo desse trabalho é apresentar conhecimento sobre o Algoritmo Chinês, e sua utilidade no cálculo da raiz quadrada. O desenvolvimento desse trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, que se define como a modalidade de estudo que se propõe a realizar análises históricas de estudos ou processos tendo como material de análises documentos escritos e/ou produções culturais garimpados a partir de arquivos e acervos publicados em livros, artigos científicos e páginas da Internet. O trabalho está dividido em três partes, sendo a primeira parte a apresentação da proposta de trabalho. No Capítulo 1, exploramos o conceito comum de raízes quadradas, os algoritmos mais comuns que ensinamos em nossas salas de aula e métodos geométricos para encontrar raízes quadradas, que foram combinados com o que Descartes apresentou em sua Geometria. No Capítulo 2, uma abordagem histórica é usada para derivar algumas técnicas de extração de raízes em diferentes momentos da história de diferentes povos e civilizações. No Capítulo 3, apresentação do método novo para extração de raízes quadradas apresentado pelo professor matemático sergipano Jonofon Sérates. A construção do conhecimento exige novas metodologias e ambientes diferenciados de aprendizagem, pois, cada sala é formada por um grupo heterogêneo de estudantes. Sendo que o estudo do método Chinês traz informações que facilitam o entendimento sobre a raiz quadrada.
Abstract: The calculation of the square root is a mathematical operation that accompanies all school levels, it proves to be a great challenge for students and teachers, as students face the difficulty of understanding the operations and teachers have difficulties in finding the appropriate methodology, facilitating to teach the calculations of finding exact and non-exact roots. Throughout the history of mathematics, several algorithms have been developed that make it possible to calculate, approximately, square roots. The Chinese method consists of adding or subtracting the consecutive odd numbers, starting with the number 1 until you get the desired number and then counting how many steps you need to reach the final result. Thus, the objective of this work is to present knowledge about the Chinese Algorithm, and its usefulness in calculating the square root. The development of this work was carried out based on a qualitative bibliographical research, which is defined as the modality of study that proposes to carry out historical analyzes of studies or processes, having as material for analysis written documents and/or cultural productions mined from archives and collections published in books, scientific articles and Internet pages. In Chapter 1, we explored the common concept of square roots, the most common algorithms we teach in our classrooms, and geometric methods for finding square roots, which were combined with what Descartes presented in his Geometry. In Chapter 2, a historical approach is used to derive some techniques of root extraction at different times in the history of different peoples and civilizations. In Chapter 3, presentation of the new method for square root extraction The construction of knowledge requires new methodologies and differentiated learning environments, as each room is formed by a heterogeneous group of students. The study of the Chinese method brings information that facilitates the understanding of the square root.
Palavras-chave: Matemática
Raiz quadrada - Método Chinês
Cálculo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30092
Data do documento: 17-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

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