Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30095
Tipo: | TCC |
Título: | Análise da utilização das metodologias ativas do ensino de matemática na educação básica: recursos, percepções e desafios |
Autor(es): | Batista, Poliana Targino |
Primeiro Orientador: | Hinojosa Vera, Pedro Antonio |
Resumo: | No mundo contemporâneo diversos estudos são realizados em busca de uma solução eficaz no processo ensino e aprendizagem de matemática, tendo como foco o uso das novas técnicas da educação matemática. O presente trabalho tem como objetivo analisar como se encontra o ensino de matemática na cidade de Brejo do Cruz – PB atualmente e de que forma a utilização das metodologias ativas contribuem para o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica, através da análise dos sujeitos investigados. Metodologicamente trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e empírico que teve questionários online como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos pesquisados são 11 professores de matemática da Educação Básica. Com esse estudo espera-se analisar o cenário da utilização das metodologias ativas pelos docentes da educação básica do município e verificar se a inserção dessas metodologias proporciona uma aprendizagem mais significativa e despertam um maior interesse dos alunos. De modo que conseguimos obter a visão dos professores a cerca da utilização dessas metodologias, que a maioria deles acredita que com a utilização dessas ferramentas pode-se sim melhorar a aprendizagem dos alunos e que estas ferramentas já fazem parte do cotidiano da maioria desses professores, identificando dessa forma, as principais dificuldades encontradas na implementação das metodologias ativas no ensino e aprendizagem de matemática na educação básica do município. |
Abstract: | In the contemporary world, several studies are carried out in search of an effective solution in the process of teaching and learning mathematics, focusing on the use of new techniques in mathematics education. The present work aims to analyze how mathematics teaching is currently in the city of Brejo do Cruz – PB and how the use of active methodologies contributes to the teaching and learning of mathematics in basic education, through the analysis of the subjects investigated. Methodologically, this is a study with a qualitative approach, with a bibliographic and empirical nature that used online questionnaires as data collection instruments. The subjects researched are 11 mathematics teachers from Basic Education. With this study, we hope to analyze the scenario of the use of active methodologies by basic education teachers in the municipality and verify whether the inclusion of these methodologies provides more meaningful learning and arouses greater interest among students. So we were able to obtain teachers' views on the use of these methodologies, most of them believe that with the use of these tools it is possible to improve student learning and that these tools are already part of the daily lives of most of these teachers, thus identifying the main difficulties encountered in the implementation of active methodologies in teaching and learning mathematics in basic education in the municipality. |
Palavras-chave: | Matemática Ensino de matemática Metodologias ativas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30095 |
Data do documento: | 11-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PTB23042024.pdf | 446,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.