Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30098
Tipo: | TCC |
Título: | Analisando dificuldades na aprendizagem: a operação de divisão no 5º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Lucas Emanoel Chagas dos |
Primeiro Orientador: | Silva, Roosevelt Imperiano da |
Resumo: | Este trabalho é constituído de uma pesquisa dividida em duas etapas a caráter quali-quantitativo.Com o objetivo principal de analisar as dificuldades dos alunos do 5º ano do ensino fundamental sobre o conteúdo de divisão e apresentar uma possível resposta para o seguinte questionamento: como é refletido essas dificuldades no processo de aprendizagem em outros assuntos da matemática ao decorrer do ensino fundamental? A primeira etapa foi executada por meio de questionários aplicados nas escolas da rede pública e privada das cidades de Itambé – PE e Pedras de Fogo – PB com um total de 155 alunos. A primeira etapa do trabalho feita através de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a segunda a aplicação dos questionários para a coletar de dados para cumprir os objetivos deste trabalho, os alunos responderam um questionário teórico sobre o conteúdo e caracterizando sua visão em relação as dificuldades, um segundo questionário sobre o conteúdo através de exercícios específicos de divisão e o terceiro questionário foi aplicado aos professores para uma verificação de suas metodologias utilizadas para a ministração dos conteúdos. Dessa forma analisamos todas informações coletadas, fazendo comparativos entre respostas dos professores e alunos de cada instituições de ensino, relatando um parecer sobre de observação. Como proposta de solução temos que para os alunos chegarem aos próximos anos com um aprendizado eficaz, cabe ao professor dos 5º anos a utilização dos recursos disponíveis como jogos e exercícios que estimulem a aplicação do conteúdo, também se faz necessário um espaço e tempo para lidar com os alunos que possui um déficit maior no aprendizado. |
Abstract: | This work is constituted of a research divided in two stages of quali-quantitative character. With the main objective of analyzing the difficulties of students in the 5th year of elementary school on division content and presenting a possible answer to the following question: how are these difficulties reflected in the learning process in other subjects of mathematics during elementary school ? The first stage was carried out through questionnaires applied in public and private schools in the cities of Itambé – PE and Pedras de Fogo – PB, with a total of 155 students. The first stage of the work done through a bibliographical research on the subject and the second the application of the questionnaires to collect data to fulfill the objectives of this work, the students answered a theoretical questionnaire about the content and characterizing their vision in relation to the difficulties , a second questionnaire about the content through specific division exercises and the third questionnaire was applied to the teachers for a verification of their methodologies used for the administration of the contents. In this way, we analyzed all collected information, making comparisons between responses from teachers and students from each educational institution, reporting an observation opinion. As a solution proposal, for students to reach the next few years with effective learning, it is up to the 5th grade teacher to use available resources such as games and exercises that encourage the application of the content, it is also necessary to have space and time to deal with students who have a greater learning deficit. |
Palavras-chave: | Matemática Dificuldades em matemática no ensino fundamental Operação divisão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30098 |
Data do documento: | 14-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LECS23042024.pdf | 495,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.