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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30106
Tipo: TCC
Título: Cartografias existenciais na educação do campo: vivências no EMEF Antônio Francisco da Silva, em Pedras de Fogo/PB
Autor(es): Silva, Bruna Fernanda Tavares da
Primeiro Orientador: Marques, Ana Carolina de Oliveira
Resumo: Objetivou-se com este estudo traçar as cartografias existenciais dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Francisco da Silva, localizada no município de Pedras de Fogo, Paraíba. Por ser uma escola de referência na localidade e que exerce uma função social essencial em educação do campo, buscou-se compreender a realidade desses sujeitos. Para tanto, foi adotada uma abordagem metodológica mista, combinando elementos quantitativos e qualitativos. Foram obtidos dados cadastrais junto aos órgãos públicos e aplicados questionários para alunos do ensino fundamental II. Estes, serviram para explorar as identidades e origens dos alunos, promovendo inclusão e coleta de dados para iniciativas educacionais posteriores. Além disso, foram solicitadas Cartas de Vida como instrumento metodológico inovador em pesquisas desse tipo. O estudo realizado proporcionou uma visão pormenorizada da realidade dos alunos, destacando que a diversidade geográfica e étnica, as ocupações e níveis de escolaridade dos pais, a faixa etária predominante, a identidade de gênero, a localização residencial e a dependência do transporte escolar são fatores influentes e essenciais para compreender suas experiências educacionais.
Abstract: The objective of this study was to trace the existential cartographies of students at the Antônio Francisco da Silva Municipal Elementary School (EMEF), located in the municipality of Pedras de Fogo, Paraíba. As it is a reference school in the locality and plays an essential social role in rural education, we sought to understand the reality of these subjects. To this end, a mixed methodological approach was adopted, combining quantitative and qualitative elements. Registration data was obtained from public bodies and questionnaires were administered to elementary school II students. These served to explore students' identities and origins, promoting inclusion and data collection for later educational initiatives. Furthermore, Life Letters were requested as an innovative methodological instrument in research of this type. The study carried out provided a detailed view of the students' reality, highlighting that geographic and ethnic diversity, parents' occupations and education levels, the predominant age group, gender identity, residential location and dependence on school transport are factors influential and essential to understanding their educational experiences.
Palavras-chave: Geografia
Cartas de vida
Ensino público - Educação do campo
Ensino-aprendizagem na zona rural
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geociências
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30106
Data do documento: 30-Jan-2024
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