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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30112
Tipo: Dissertação
Título: A colaboração intérprete-compositor na composição de três estudos para oboé solo
Autor(es): Santos, Maria José dos
Primeiro Orientador: Domingues, Ravi Shankar Magno Viana
Resumo: Desde o início da sistematização do ensino-aprendizagem do oboé no século XIX, inúmeros compositores criaram obras cujo objetivo é colaborar com o desenvolvimento técnico e interpretativo dos oboístas por meio da prática de um determinado aspecto da técnica instrumental. Apesar de conter um número significativo de obras, o repertório para oboé de compositores brasileiros, para esse fim, é relativamente limitado. Procurando mitigar essa lacuna, realizou-se esta pesquisa de caráter autoetnográfico, mediada pelo processo colaborativo com três compositores brasileiros, cujo principal objetivo foi a criação de três Estudos para oboé solo concebidos a partir da sugestão de elementos interpretativos e intertextuais, sugeridos pela intérprete. Esses elementos foram utilizados tanto como ferramentas composicionais quanto como subsídios para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de aspectos relacionados à performance dos Estudos. A autoetnografia analítica conduziu a descrição e análise dos processos colaborativos, buscando aumentar nossa compreensão por meio da observação ativa dos processos criativos e dos objetos artísticos desta pesquisa. Os procedimentos metodológicos adotados foram desenvolvidos por intermédio da performance de obras para oboé dos compositores colaboradores, para uma maior aproximação com suas linguagens composicionais e uma consistente interação com os compositores durante o processo de criação e construção dos Estudos, buscando continuamente um comprometimento entre as concepções estéticas dos compositores e os aspectos idiomáticos, pedagógicos e interpretativos propostos pela oboísta. O processo colaborativo foi substancialmente satisfatório, uma vez que contribuiu para a expansão do repertório para oboé, com três novas obras de compositores brasileiros: Estudo Brasileiro para Oboé Solo, de Uaná Barreto; PARÁBOLA: Study for solo oboe, de Rodrigo Lima; Waldeinsamkeit for solo oboe, de Helder Oliveira. Esses estudos poderão ser utilizados tanto como ferramentas de ensino quanto como obras para performances musicais, graças à comunicação efetiva entre a intérprete e os compositores durante toda a pesquisa, impactando significativamente a composição dos estudos, bem como a construção da interpretação dessas novas obras.
Abstract: Since the beginning of the systematization of oboe learning/teaching in the 19th century, several composers have created works whose objective is to collaborate with the technical and interpretative development of oboists through the practice of a certain aspect of instrumental technique. Despite containing a significant number of works, the repertoire for oboe by brazilian composers, for this purpose, is relatively limited. Seeking to mitigate this gap, this autoethnographic research was carried out, mediated by the collaborative process with three brazilian composers. The main objective was the creation of three Studies for solo oboe conceived from the suggestion of interpretive and intertextual elements, proposed by the interpreter. These elements were used both as compositional tools and as subsidies for the development and improvement of aspects related to the interpretation of these Studies. Analytical autoethnography led to the description and analysis of collaborative processes, seeking to increase our understanding through active observation of the creative processes and artistic objects of this investigation. The adopted methodological procedures were developed through performances of works for oboe by the collaborating composers, for a greater approximation with their compositional languages and a consistent interaction with the composers during the process of creation and preparation of an interpretation of the Studies, continuously seeking a compromise between the aesthetic conceptions of the composers and the idiomatic, pedagogical and interpretative aspects proposed by the oboist. The collaborative process was substantially satisfactory, as it contributed to the expansion of the oboe repertoire, with three new works by brazilian composers: Estudo Brasileiro para Oboé Solo, by Uaná Barreto; PARÁBOLA: Study for solo oboe, by Rodrigo Lima; Waldeinsamkeit for solo oboe, by Helder Oliveira. These Studies can be used both as teaching tools and as works for musical performances, thanks to the effective communication between the performer and the composers throughout the research, significantly impacting the composition of the Studies, as well as the construction of the interpretation of these new works.
Palavras-chave: Oboé - Instrumento musical
Oboé - Práticas interpretativas
Intérprete-compositor - Processo colaborativo
Oboé solo - Intertextualidade
Pedagogia da performance
Oboe - Musical instrument
Oboe - Interpretive practices
Interpreter-composer - collaborative process
Solo oboe - Intertextuality
Performance pedagogy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30112
Data do documento: 31-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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