Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30119
Tipo: | Tese |
Título: | Os jogos das praças públicas: configurações brincantes da cidade de João Pessoa-PB |
Autor(es): | Sousa-Cruz, Rodrigo Wanderley de |
Primeiro Orientador: | Gomes-da-Silva, Pierre Normando |
Resumo: | O objeto de estudo desta tese consiste nos jogos praticados nas praças públicas da cidade de João Pessoa-PB. Os jogos geram ambiências comunicativas que, por sua vez, podem causar efeitos de interpretação nos participantes e no entorno. Dessa forma, analisamos as configurações das praças, mediando os jogos, em seus processos de modelação e modulação. A modelação se refere à estrutura física e funcional das praças em relação à prática dos jogos. Já a modulação é a frequência com que os jogos são praticados – ou não praticados nessas praças – em sua forma individual e/ou coletiva. Diante disso, temos a seguinte questão-problema: ‘Quais são os efeitos da frequência dos jogos das praças públicas para a configuração brincante da cidade de João Pessoa-PB?’. Para responder a essa questão-problema, partimos do seguinte objetivo geral: compreender os efeitos dos jogos das praças públicas a partir das configurações da cidade de João Pessoa-PB. Nessa perspectiva, elencamos os seguintes objetivos específicos: comparar as configurações das praças públicas a partir dos bairros em suas respectivas regiões da cidade; catalogar os jogos das praças públicas de João Pessoa-PB a partir do sistema de gêneros de jogos da Pedagogia da Corporeidade; relacionar a modelagem das praças públicas com a modulação dos jogos praticados; delinear os efeitos dos jogos das praças públicas para a configuração brincante da cidade de João Pessoa-PB. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo, de inspiração cartográfica, com observação participante e análise documental. Foram seis meses de visitação nas 206 praças, durante 24 finais de semana, no horário de maior frequência nas praças, das 17h às 20h, totalizando 46 horas de observação e registro nas praças, sem considerar o tempo dos deslocamentos. Os resultados indicam que há praças em todas as sete regiões da cidade, entretanto, dos 64 bairros cadastrados, há praças em apenas 48. Observamos uma quantidade maior de praças sem modelagem para a prática de jogos. Dentre as 48 praças visitadas, com modelação favorável, identificamos e catalogamos 28 tipos de jogos, sejam realizados por crianças no parquinho infantil quanto adolescentes e adultos nas quadras esportivas ou no entorno. Ao catalogar os jogos encontrados pelo sistema gêneros de jogos, da Pedagogia da Corporeidade, o primeiro achado se refere ao tempo de duração dos jogos; os jogos dos gêneros primários ocorriam de forma mais rápida; e os dos gêneros secundários de maneira mais demorada. Do gênero primário, foram encontrados 5 jogos do tipo ambientais e nenhum jogo do tipo sensorial. Dos 23 jogos dos gêneros secundários, encontramos do tipo: rítmicos, simbólicos, expedicionários e, principalmente, os de confrontação. Não foram encontrados jogos de construção, indicando que a ausência desses tipos de jogos corresponde à modelação das praças que não favorecem ou provocam esses jogos. Os jogos de confrontação foram encontrados em todas as regiões da cidade, em especial, futsal, vôlei e futevôlei. Os demais jogos estavam presentes em uma ou várias regiões. Nossas conclusões consideram que, a partir do aumento das praças públicas com modelagem provocativa para a realização de jogos, para diferentes idades e gêneros, desde o começo do século XXI, há uma tendência de a capital paraibana, João Pessoa-PB, tornar-se uma cidade mais brincante. |
Abstract: | The subject of this thesis is the games played in the public squares of the city of João
Pessoa-PB. Games generate communicative environments which, in turn, can cause
interpretive effects on the participants and their surroundings. In this way, we analyzed
the configurations of the squares, mediating the games, in their modelling and
modulation processes. Modeling refers to the physical and functional structure of the
squares in relation to the practice of games. Modulation, on the other hand, is the
frequency with which games are practiced - or not practiced in these squares - in their
individual and/or collective form. With this in mind, we have the following problem
question: 'What are the effects of the frequency of games in public squares for the
playful configuration of the city of João Pessoa-PB? To answer this question, we set
out with the following general objective: to understand the effects of games in public
squares on the configurations of the city of João Pessoa-PB. From this perspective,
we set out the following specific objectives: to compare the configurations of the public
squares based on the neighborhoods in their respective regions of the city; to catalog
the games in the public squares of João Pessoa-PB based on the system of game
genres from the Pedagogy of Corporeality; to relate the modeling of the public squares
to the modulation of the games played; to outline the effects of the games in the public
squares on the playful configuration of the city of João Pessoa-PB. This is a qualitative,
descriptive, cartographically inspired study, with participant observation and
documentary analysis. There were six months of visits to 206 squares, over 24
weekends, during the most frequent times in the squares, from 5pm to 8pm, totaling
46 hours of observation and recording in the squares, without taking into account travel
time. The results indicate that there are squares in all seven regions of the city,
however, of the 64 neighborhoods registered, there are squares in only 48. We
observed a greater number of squares that were not designed for playing games.
Among the 48 squares we visited that were well-shaped, we identified and catalogued
28 types of games, whether played by children on the playground or by teenagers and
adults on the sports courts or in the surrounding area. When cataloging the games
found using the game genres system of the Pedagogy of Corporeality, the first finding
was the duration of the games: the primary genre games took place more quickly, and
the secondary genre games took longer. Of the primary genres, we found 5
environmental games and no sensory games. Of the 23 games in the secondary
genres, we found rhythmic, symbolic, expeditionary and, above all, confrontational
games. No construction games were found, indicating that the absence of these types
of games corresponds to the shaping of the squares which does not favor or provoke
these games. Confrontational games were found in all areas of the city, especially
futsal, volleyball and footvolley. The other games were found in one or more regions.
Our conclusions are that, since the beginning of the 21st century, there has been a
tendency for the capital of Paraíba, João Pessoa-PB, to become a more playful city.
Keywords: Game, Play, Playful Configurations, Public Space, Public Square, Game
Genres, Playful City, Pedagogy of Corporeality. RESUMEN El objeto de estudio de esta tesis consiste en los juegos practicados en las plazas públicas de la ciudad de João Pessoa-PB. Los juegos generan ambientes comunicativos que, a su vez, pueden causar efectos de interpretación en los participantes y en el entorno. De esta forma, analizamos las configuraciones de las plazas, mediando los juegos, en sus procesos de modelado y modulación. El modelado se refiere a la estructura física y funcional de las plazas en relación a la práctica de los juegos. En cambio, la modulación es la frecuencia con la que los juegos son practicados – o no practicados en estas plazas – en su forma individual y/o colectiva. Ante esto, tenemos la siguiente cuestión o problema: ‘¿Cuáles son los efectos de la frecuencia de los juegos de las plazas públicas para la configuración lúdica de la ciudad de João Pessoa-PB?’. Para responder a esta cuestión o problema, partimos del siguiente objetivo general: comprender los efectos de los juegos de las plazas públicas a partir de las configuraciones de la ciudad de João Pessoa-PB. Bajo esta perspectiva, enumeramos los siguientes objetivos específicos: comparar las configuraciones de las plazas públicas a partir de los barrios en sus respectivas regiones de la ciudad; catalogar los juegos de las plazas públicas de João PessoaPB a partir del sistema de géneros de juegos de la Pedagogía de la Corporeidad; relacionar el modelado de las plazas públicas con la modulación de los juegos practicados; delinear los efectos de los juegos de las plazas públicas para la configuración lúdica de la ciudad de João Pessoa-PB. Se trata de una investigación de abordaje cualitativo, de carácter descriptivo, de inspiración cartográfica, con observación participante y análisis documental. Fueron seis meses de visita en las 206 plazas, durante 24 fines de semana, en el horario de mayor concurrencia en las plazas, de 17h a 20h, totalizando 46 horas de observación y registro en las plazas, sin considerar el tiempo de los desplazamientos. Los resultados indican que hay plazas en todas las siete regiones de la ciudad, sin embargo, de los 64 barrios registrados, solo hay plazas en 48 de ellos. Observamos una cantidad mayor de plazas sin modelado para la práctica de juegos. Dentro de las 48 plazas visitadas, con un modelado favorable, identificamos y listamos 28 tipos de juegos, ya sean realizados por infantes en el parque infantil, como así también por adolescentes y adultos en las canchas deportivas o en el entorno. Al listar los juegos encontrados por el sistema géneros de juegos, de la Pedagogía de la Corporeidad, el primero encontrado se refiere al tiempo de duración de los juegos; los juegos de los géneros primarios ocurrían de forma más rápida; y los de los géneros secundarios de manera más prolongada. Del género primario, fueron encontrados 5 juegos de tipo ambientales y ningún juego de tipo sensorial. De los 23 juegos de los géneros secundarios, encontramos los de tipo: rítmicos, simbólicos, de expedición y, principalmente, los de confrontación. No fueron encontrados juegos de construcción, indicando que la ausencia de estos tipos de juegos corresponde al modelado de las plazas que no favorecen o provocan estos juegos. Los juegos de confrontación fueron encontrados en todas las regiones de la ciudad, en especial, futsal, voleibol y futvoley. Los demás juegos estaban presentes en una o varias regiones. Nuestras conclusiones consideran que, a partir del aumento de las plazas públicas con modelado provocativo para la realización de juegos, para distintas edades y géneros, desde el comienzo del siglo XXI, existe una tendencia de que la capital de Paraíba, João Pessoa, se vuelva una ciudad más lúdica. |
Palavras-chave: | Jogos Espaço público - Esportes Gêneros de jogos Brincar Configurações brincantes Praça pública Cidade brincante Pedagogia da corporeidade Game Play Playful configurations Public space Public square Game genres Playful city Pedagogy of corporeality Juego Jugar Configuraciones lúdicas Espacio público Plaza pública Géneros de juegos Ciudad lúdica Pedagogía de la corporeidad |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Medicina |
Programa: | Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física (UPE/UFPB) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30119 |
Data do documento: | 31-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RodrigoWanderleyDeSousa-Cruz_Tese.pdf | 5,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons