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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha Filho, Moisés Faustino da-
dc.date.accessioned2017-11-28T10:23:28Z-
dc.date.available2014-09-18-
dc.date.available2017-11-28T10:23:28Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3011-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-28T10:23:28Z No. of bitstreams: 1 MFRF18092014.pdf: 3106418 bytes, checksum: de989280e1664f1b8dbbdd4e0104e14d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-28T10:23:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MFRF18092014.pdf: 3106418 bytes, checksum: de989280e1664f1b8dbbdd4e0104e14d (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e adultospt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: reflexões sobre métodos e aprendizagenspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Anselmo, Roberto Derivaldo-
dc.description.resumoA trajetória educacional percorrida pelo Brasil nos revela uma triste realidade, em que se observa uma escola que até meados do século XX se mostrou como um instrumento de exclusão. Como consequência disso ainda são elevadas as taxas de analfabetismo em nosso país, já que as classes menos abastadas tinham pouco acesso à escola. O governo brasileiro vem, há muitas décadas, empenhando-se em diminuir essa triste estatística. Ao longo da história foram criados muitos programas com a finalidade de erradicar esse problema educacional. É assim que chegamos à EJA, que funciona como um meio de levar o educando fora da faixa etária regular a obter sua escolarização. A este respeito nos interessamos em saber como os docentes têm utilizado as metodologia estabelecidas para esta modalidade de ensino. O local escolhido como campo da nossa pesquisa foi a Escola Municipal Hugo Moura, na cidade de João Pessoa. Os sujeitos participantes da pesquisa foram as professoras que lecionam nas turmas da EJA da referida escola. Elas responderam ao questionário de 08 (oito) questões, durante o mês de maio de 2014. Após as leituras e os resultados obtidos na escola, chegamos à conclusão de que as professoras têm procurado fazer uso de métodos condizentes com a realidade dos alunos. Quanto aos resultados da aprendizagem, ainda não podem ser considerados excelentes, em face de algumas barreiras, dentre elas o fato de que muitos educandos trabalham durante o dia, e se sentem cansados ou mesmo desmotivados durante as aulas, que ocorrem no turno da noite.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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