Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3015
metadata.dc.type: TCC
Title: Psicopedagogia hospitalar: um olhar humanizado a crianças hospitalizadas
metadata.dc.creator: Pereira, Wyliane de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Anselmo, Roberto Derivaldo
metadata.dc.description.resumo: O pretende trabalho buscou o entendimento sobre as contribuições da psicopedagogia com um olhar humanizado as crianças hospitalizadas para o atendimento pedagógico hospitalar. Para isso, foram realizados estudos sobre o atendimento a crianças hospitalizadas e a forma de aprendizagem que as crianças podem ter no contexto hospitalar, bem como as legislações da classe hospitalar e a psicopedagogia institucional e clinica. Nosso estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de caráter qualitativo. Para entender essa demanda, utilizamos como instrumentos de pesquisa a aplicação de uma entrevista semiestruturada a três psicopedagogas e três pedagogas graduandas que, por sua vez, atuam na classe hospitalar, com o objetivo de compreender a necessidade deste tipo de atendimento numa perspectiva voltada a humanização de crianças hospitalizadas. O estudo nos mostrou que a psicopedagogia através de um olhar sistemático e institucional pode contribuir significativamente com o atendimento na classe hospitalar, tanto nas dificuldades de aprendizagem no emocional e afetivo como no planejamento das atividades e brincadeiras pedagógicas e lúdicas.
Abstract: The work aims sought the understanding of the contributions of psychopedagogist with a humanized look hospitalized children to the hospital pedagogic assistance. For this, studies have been conducted on the care of hospitalized children and the form of learning that children can have in the hospital, as well as the laws of the hospital class and the institutional and educational psychology clinic. Our study is characterized as a qualitative field research. To understand this demand, used as research tools applying a semi-structured interview to three psychopedagogist and three graduation students pedagogues who , in turn , work in hospital class , in order to understand the need for this type of care a perspective humanization of hospitalized children. The study shows that educational psychology through a systematic and institutional look can significantly contribute to the care in hospital class, both in learning difficulties in emotional and affective as in planning activities and educational and recreational games.
Keywords: Psicopedagogia
Humanização
Aprendizagem em classe hospitalar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3015
Issue Date: 10-Feb-2015
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WLP06042015.pdf984,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.