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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30180
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAROLINA WEIZEL LACOUTH, GIOVANNA-
dc.date.accessioned2024-05-07T13:48:06Z-
dc.date.available2024-05-07-
dc.date.available2024-05-07T13:48:06Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30180-
dc.description.abstractSchool nutrition is crucial in ensuring students' rights to food security and nutrition; however, practices in creating school menus, such as sourcing ingredients and choices in menu composition, can negatively impact the environment. This study investigated the nutritional quality and environmental sustainability of regular school menus in state schools across Paraíba in 2023. To assess the nutritional quality of the food served in schools, the nutritional composition of the menus was evaluated using food composition tables, and the values for macronutrients and micronutrients detected were compared against the standards set by the National School Feeding Program (PNAE). To evaluate the environmental sustainability profile of the school menus, the carbon, water, and soil biocapacity footprints were measured using sustainability indicator tables. The study found that only two of the eighty menus reviewed fully met the nutritional standards recommended by PNAE legislation for both macro and micronutrients. A significant proportion (77.5%) of the menus provided energy below these recommendations, showing deficiencies, especially in carbohydrates, proteins, and fiber content (70%). In the micronutrient analysis, the most significant deficiency was in calcium values (75%). Regarding environmental sustainability, animal-sourced foods, such as meats and poultry, contributed substantially to the carbon footprint, accounting for 70.44% of the total. These foods also considerably impacted the water footprint (61.58%) and ecological footprint (57.92%). The study concluded an urgent need to reformulate the menus to meet nutritional objectives and reduce environmental impacts. The results of this study point to a concerning nutritional inadequacy in the menus of state schools, where there was a predominant lack of compliance with established norms for school feeding. Moreover, the research identified the need to integrate sustainable practices into creating school menus.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rodrigo Pereira (rodrigo@ctdr.ufpb.br) on 2024-05-07T13:48:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCCGCWL2204.pdf: 1302505 bytes, checksum: a53fd7846ff3ba60554f8f78b7198f2e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectimpacto ambientalpt_BR
dc.subjectnutrição escolarpt_BR
dc.subjectpegada ecológicapt_BR
dc.subjectpolítica de alimentaçãopt_BR
dc.subjectenvironmental impactpt_BR
dc.subjectschool nutritionpt_BR
dc.subjectecological footprintpt_BR
dc.subjectfood policypt_BR
dc.titleQUALIDADE NUTRICIONAL E PERFIL DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DOS CARDÁPIOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO REGULAR DA PARAÍBApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Priscila Araújo Rodrigues, Noádia-
dc.description.resumoA alimentação escolar é fundamental na garantia do direito à segurança alimentar e nutricional dos estudantes, contudo, as práticas adotadas para a produção dos cardápios escolares, como origem produtiva dos alimentos e escolhas da composição dos cardápios, podem impactar negativamente no meio ambiente. Este trabalho investigou a qualidade nutricional e a sustentabilidade ambiental dos cardápios escolares de ensino regular das escolas da rede estadual na Paraíba no ano de 2023. A fim de verificar a qualidade nutricional dos alimentos servidos nas escolas, a composição nutricional dos cardápios foi avaliada com a utilização de tabelas de composição de alimentos e os valores de macro e nutrientes detectados foram comparados aos parâmetros estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para avaliar o perfil de sustentabilidade ambiental dos cardápios escolares foram medidas as pegadas de carbono, hídrica e de biocapacidade do solo com a utilização de tabelas de quantitativo de indicadores de sustentabilidade. O estudo descobriu que apenas dois dos oitenta cardápios examinados cumpriram totalmente os padrões nutricionais recomendados pela legislação do PNAE, para macro e micronutrientes. Uma proporção significativa (77,5%) dos cardápios forneceu energia abaixo destas recomendações, apresentando deficiências, principalmente, em carboidratos e proteínas e em relação ao conteúdo de fibras (70%). Na análise de micronutrientes, a maior deficiência apresentada foi nos valores de Cálcio (75%). Quanto à sustentabilidade ambiental, foi identificado que os alimentos de origem animal, como carnes e aves, contribuíram substancialmente para a pegada de carbono, representando 70,44% do total. Estes alimentos também têm um impacto considerável na pegada hídrica (61,58%) e ecológica (57,92%). O estudo concluiu que é urgente a necessidade de reformulação dos cardápios para atender aos objetivos nutricionais e reduzir os impactos ambientais. Os resultados deste estudo apontam para uma preocupante inadequação nutricional dos cardápios das escolas estaduais, onde predominou a falta de conformidade com as normas estabelecidas para a alimentação escolar. Além disso, a pesquisa identificou a necessidade de integrar práticas sustentáveis na elaboração dos cardápios escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGastronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Gastronomia

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