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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30194
Tipo: Dissertação
Título: Arquétipos de Jung e residualidade: a representação do ideal feminino na lírica trovadoresca de Marly Vasconcelos
Autor(es): Rocha, Ana Carolina de Sena
Primeiro Orientador: Centurión López, Juan Ignacio Jurado
Resumo: Esta dissertação concluiu a análise da obra "Cãtygua Proençal" (1985) de Marly Vasconcelos. Composta por 20 poemas que resgatam gêneros literários medievais, investigamos e classificamos a obra da autora em relação aos resíduos medievais presentes nos arquétipos femininos encontrados na estrutura dos poemas. Para isso, fizemos um cotejo entre a obra de Vasconcelos e a lírica trovadoresca, buscando compreender como a autora utiliza elementos medievais típicos do Trovadorismo em seus versos. Nossa fundamentação teórica foi baseada na Teoria da Residualidade de Roberto Pontes, situando a obra da autora no contexto literário da geração de 1960 no Brasil e na década de 1980 no Ceará, explorando o imaginário medieval abordado pela escritora. Fizemos uso dos estudos realizados por Duby(2011), Spina (1991), Maleval (1992), Jung (2018, 2020) entre outros. Com uma abordagem comparativa, analisamos a lírica medieval e suas características, com ênfase em um tema recorrente na poesia de Marly Vasconcelos: a mulher medieval, suas relações afetivas e sociais. Esta dissertação se justificou no âmbito acadêmico por sua relevância nos estudos de literatura e culturais. A análise da obra de Vasconcelos permitiu explorar as relações entre a literatura medieval e a produção literária contemporânea, além de investigar a presença dos arquétipos femininos no contexto medieval e sua representação na poesia atual.
Abstract: This dissertation has concluded the analysis of Marly Vasconcelos' work "Cãtygua Proençal" (1985). Comprising 20 poems that resurrect medieval literary genres, we have investigated and categorized the author's work in relation to medieval residues present in the female archetypes found within the structure of the poems. To achieve this, we conducted a comparison between Vasconcelos' work and troubadour lyricism, seeking to comprehend how the author employs typical medieval elements of Troubadourism in her verses. Our theoretical framework was based on Roberto Pontes' Theory of Residuality, situating the author's work within the literary context of the 1960s in Brazil and the 1980s in Ceará, delving into the medieval imaginary explored by the writer. We drew upon studies conducted by Duby (2011), Spina (1991), Maleval (1992), Jung (2018, 2020), among others. Employing a comparative approach, we analyzed medieval lyricism and its characteristics, with a particular focus on a recurring theme in Marly Vasconcelos' poetry: the medieval woman, her emotional and social relationships. This dissertation was justified within the academic realm due to its relevance in literary and cultural studies. The analysis of Vasconcelos' work allowed us to explore the connections between medieval literature and contemporary literary production, as well as to investigate the presence of female archetypes in the medieval context and their representation in modern poetry.
Palavras-chave: Poemas líricos
Lírica trovadoresca
Marly Vasconcelos - Escritora
Arquétipos femininos
Teoria da residualidade
Cãtygua Proençal
Lyric poems
Troubadour lyricism
Marly Vasconcelos - Writer
Female archetypes
Residuality
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30194
Data do documento: 31-Ago-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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